Exposição “Infâncias em São Paulo: Circulando nos Espaços da Cidade” na Casa da Imagem

“Largo da Sé” (1892), registro do fotógrafo Militão Augusto de Azevedo (1837-1905). Créditos: divulgação

A Casa da Imagem realiza até o próximo domingo, 1° de agosto, a exposição “Infâncias em São Paulo: Circulando nos Espaços da Cidade”, que exibe cerca de 110 registros fotográficos, revisitados de seu acervo, que aborda os locais que as crianças ocuparam pela cidade, tendo como ponto de partida, as imagens de Militão Augusto de Azevedo na década de 1860.

As imagens apresentam uma infância que integrara a rotina da cidade de São Paulo desde o século XIX. Os registros exibem anônimos na agitação urbana, acompanhando os adultos, circulando e trabalhando, com meninos e meninas buscando seus espaços em busca de liberdade em uma metrópole em transformação rápida.

A partir da década de 1930, as imagens exibidas apresentam a infância como foco e tema ao abordar registros como a construção de bibliotecas e parques públicos, ou seja, as histórias das modificações da urbe estão documentadas com fotos da infância dos paulistanos.

A mostra exibe uma seleção de registros de fotógrafos que captaram os inúmeros enfoques dessa fase da vida. A fotografia pode ser refletida como conflito entre o temporário e o constante.

A exposição “Infâncias em São Paulo”, do Museu da Cidade de São Paulo, acontece simultaneamente no Solar da Marquesa de Santos, na Chácara Lane, na Casa do Tatuapé e na Casa do Bandeirante (Casa do Butantã).

Em meio aos destaques estão imagens como: “Monumento às Bandeiras” (2004), de Tuca Vieira; “Jardim Paraná” (1997), de Lalo de Almeida; “Largo da Sé” (foto), de 1862, de Militão Augusto de Azevedo; e “Crianças em São Paulo, Praça da Sé” (1984), de Rosa Gauditano.

SERVIÇO:
Exposição:
Infâncias em São Paulo: Circulando nos Espaços da Cidade
Onde: Casa da Imagem – Rua Roberto Simonsen, 136B – Sé
Quando: até 1°/08/2021; de terça a domingo, das 11h às 15h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Deixe um comentário