Sorteio da fase de grupos da Copa Sulamericana 2022

A distribuição das 32 equipes nos oito grupos da fase grupos da Copa Sulamericana. Créditos: divulgação/Conmebol

Nessa sexta-feira (25), a Conmebol realizou os sorteios de duas das suas principais competições de clubes em sua sede, em Luque, no Paraguai. Por volta do meio-dia (horário de Brasília), a solenidade começou com o sorteio da Copa Sulamericana, onde as 32 equipes que foram distribuídas pelos oito grupos. Como regulamento do sorteio, times do mesmo país não podem cair no mesmo grupo. Então, os times foram organizados em quatro potes com oito clubes cada.

Assim, os cabeças-de-chave ficaram no pote 1 (conforme o ranking da Conmebol), e os demais times foram distribuídos conforme suas posições subsequentes no ranking da entidade. Vale frisar que, no pote 4, tem as presenças dos quatro classificados da fase 3 da Libertadores, como o Fluminense, e outras quatro que avançaram da preliminar da Sulamericana.

Dos brasileiros participantes, Santos, Internacional e São Paulo estavam no pote 1, enquanto Ceará e Atlético Goianiense fizeram parte do pote 3 e Cuiabá e Fluminense marcaram presença no pote 4. Então, exemplificando, o São Paulo (do pote 1) não poderá ter como adversário na fase de grupos o Ceará (pote 3). Por exemplo: se o São Paulo for cabeça-de-chave do grupo B e, na hora do sorteio do terceiro clube que formará a chave o sorteado for o Ceará, o Vozão automaticamente vai para o grupo C, desde que nesse grupo não tenha Inter e Santos, por exemplo.

A fase de grupos está prevista para acontecer entre os dias 5 de abril e 25 de maio. A definição das oitavas-de-final e do chaveamento do torneio a partir dali será também por sorteio, que acontecerá logo após o término da fase de grupos. Aliás, ao contrário da Libertadores, na Copa Sulamericana, apenas o campeão de cada grupo passa para as oitavas-de-final, onde essas equipes enfrentarão clubes que terminaram em terceiro lugar na fase de grupo da Libertadores. A final da competição será em Brasília (DF).

No evento, Juan José Buscalia e Helena Calil foram os condutores da cerimônia. Depois das saudações iniciais, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, subiu ao palco saudandoos patrocinadores e dos detentores dos direitos de transmissão, parabenizou os campeões de suas competições da temporada anteriores da Recopa Sulamericana 2022, explanou sobre a distribuição dos prêmios para os campeões e participantes.

Em seguida, Fred Nantes, diretor de competições, adentrou ao palco e explicou a dinâmica do sorteio. Em seguida, foi veiculado momentos das 16 equipes que avançaram da fase preliminar da Copa Sulamericana. Então, o sorteio começou com os sorteios dos cabeças-de-chave. O Lanús foi o primeiro a ser sorteado, seguido de Racing, Santos, São Paulo, Internacional, LDU de Quito, Independiente e Junior Barranquila.

Na sequência, foi a vez dos times do pote 2: Montevidéu Wanderers, Melgar, Unión La Calera (adversário de estreia do Santos), Jorge Wilstermann (primeiro adversário do São Paulo), Independiente de Medellín (que medirá forças na estreia do Inter), Defensa Y Justicia, Deportivo La Guaira e Oriente Petrolero.

Posteriormente, foi a vez do sorteio dos times do pote 3: Banfield foi o primeiro a ser sorteado, então, foi direcionado diretamente para o grupo C, River Plate (URU) foi para o grupo B, Metropolitanos (Venezuela) foi para o grupo A, Atlético Goianiense foi encaminhado ao grupo F, Ayacucho (Peru) caiu no grupo D, Ceará caiu no grupo G, 9 de Octubre (Equador) foi para o grupo E e o Unión de Santa Fé caiu no grupo H.

Por fim, foi a vez do pote 4: Barcelona (Equador), Everton (Chile) caiu no grupo D, Universidad Católica (Equador) direciondo para o grupo C, Guaireña (Paraguai) foi para o grupo E,Antofagasta (Chile) direcionado para o grupo F, Cuiabá foi o último sorteado para o grupo B, General Caballero (Paraguai) e Fluminense sorteado para o grupo H.

Com as 32 equipes sorteadas, os oito grupos ficaram distribuídos da seguinte forma:

– Grupo A: Lanús (ARG), Montevidéu Wanderers (URU), Metropolitanos (VEN) e Barcelona (EQU)
– Grupo B: Racing (ARG), Melgar (PER), River Plate (URU) e Cuiabá (BRA)
– Grupo C: Santos (BRA), Unión La Calera (CHI), Banfield (ARG) e Universidad Católica (EQU)
– Grupo D: São Paulo (BRA), Jorge Wilstermann (BOL), Ayacucho (PER) e Everton (CHI)
– Grupo E: Internacional (BRA), Independiente de Medellín (COL), 9 de Octubre (EQU) e Guaireña (PAR)
– Grupo F: LDU de Quito (EQU), Defensa Y Justicia (ARG), Atlético Goianiense (BRA) e Antofagasta (CHI)
– Grupo G: Independiente (ARG), Deportivo La Guaíra (VEN), Ceará (BRA) e General Caballero (PAR)
– Grupo H: Junior Barranquilla (COL), Oriente Petrolero (BOL), Unión de Santa Fé (ARG) e Fluminense (BRA)

Boa sorte aos participantes.

Por Jorge Almeida

Deixe um comentário