Exposição “Sombras e Mistérios” na Caixa Cultural

A obra “Bart/Mickey” em exibição na Caixa Cultural. Foto: Jorge Almeida

A Caixa Cultural promove até o próximo dia 29 de julho, domingo, a exposição “Sombras e Mistérios”, que reúne cerca de 30 obras de um dos fundadores da Narrative Art, o britânico Mac Adams, cuja produção consiste em séries fotográficas que geram colisões híbridas entre tragédias sociais e utensílios de design que remetem a situações de violência e inquietações.

Por meio de uma obra produzida através de diferentes formas de demonstração como fotografia, escultura e instalação, o artista estimula o público à experiência de uma prova artística dobrada: enquanto somos o observador exterior de uma cena, tornamo-nos o contador de nossa própria história.

A produção de Adams tem suas raízes vinculadas à rica tradição oral e escritas dos contos do País de Gales, nos romances de Arthur Conan Doyle e no cinema de Alfred Hitchcock. Ao longo das últimas décadas, Mac Adams desenvolveu uma produção de relevância peculiar em duas e três dimensões, usando dípticos e instalações.

São exibidos dípticos da série “Tragédias Pós-Modernas”, década de 1980, sobre as políticas econômicas de Margaret Thatcher e Ronald Reagan, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Integram também as séries “Espaços Vazios e Ilhas”, e as esculturas “Bart Simpson/Mickey Mouse” (foto), de 1996, e a instalação “Apagamento” (2000).

SERVIÇO:
Exposição:
Sombras e Mistérios
Onde: Caixa Cultural – Praça da Sé, 111 – Centro
Quando: até 29/07/2018; de terça a domingo, das 9h às 17h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Deixe um comentário