UEFA define os semifinalistas da Champions e Europa League

UEFA realizou nesta sexta-feira (24) os sorteios das semis das principais competições interclubes da Europa. Créditos: Getty Images
UEFA realizou nesta sexta-feira (24) os sorteios das semis das principais competições interclubes da Europa. Créditos: Getty Images

A UEFA realizou na manhã desta sexta-feira (24), em Nyon, Suíça, os sorteios para os confrontos das semifinais de suas duas principais competições interclubes: UEFA Champions League e UEFA Europa League. Graças à combinação realizada em ambos os sorteios, há a possibilidade de as finais das duas competições serem “caseiras”.

Pela Champions, pela primeira vez desde que saiu do Barcelona, Pep Guardiola reencontrará a equipe que o consagrou, mas agora sentado no banco do Bayern de Munique. Depois de passarem de forma até tranquila pelo Lyon, da França, com duas vitórias (3 a 1 e 2 a 0), os catalães enfrentarão os bávaros que, após perder para o Porto no jogo de ida pelas quartas-de-final, aplicaram impiedosos 6 a 1 em casa. A primeira partida das semifinais será disputada no dia 6 de maio no Estádio Camp Nou, em Barcelona, e a volta acontecerá no dia 12 na Allianz Arena, na Baviera.

A outra semifinal colocará frente a frente duas equipes que sofreram para chegar entre os quatro melhores da Europa: Juventus e Real Madrid. A Vecchia Signora superou o Monaco ao derrotá-lo em sua arena por 1 a 0 e, depois, segurou o empate em 0 a 0 contra a equipe do Principado nas quartas-de-final. Na mesma fase, os Merengues não tiveram vida fácil diante do rival local, o Atlético de Madrid. Cristiano Ronaldo e companhia só conseguiram a classificação nos minutos finais do clássico com um gol de Chicharito no Santiago Bernabéu, uma vez que no compromisso realizado no Vicente Calderón, o resultado ficou em 0 a 0. As partidas entre Juventus e Real Madrid serão realizadas no dia 5 de maio, na Arena Juventus, em Turim, e oito dias depois, no Santiago Bernabéu.

Caso as equipes espanholas passem pelas semifinais, pela sexta vez, a UEFA Champions League terá uma final entre equipes do mesmo país. E, lembrando que, quem passar das semifinais, farão a decisão, em jogo único, no dia 6 de junho, sábado, no Estádio Olímpico de Berlim.

Na outra competição, a UEFA Europa League, as bolinhas definiram os seguintes embates nas semifinais: Napoli x Dnipro e Sevilla x Fiorentina. Ou seja, há possibilidades de o torneio ter uma final italiana, caso Napoli e Fiorentina passem pelos seus respectivos adversários nas semifinais.

Atual campeão da Liga Europa, o Sevilla chegou às semifinais depois de dois jogos difíceis contra o Zenit. Depois de ganhar a ida por 2 a 1, em casa, os rojiblancos arrancaram um heroico empate em 2 a 2 em St. Peterburg, na Rússia, e manteve vivo o sonho do bicampeonato. Agora, o adversário do time de Andaluzia será a Fiorentina, da Itália. A Viola deixou pelo caminho os ucranianos do Dínamo de Kiev. Em casa, triunfo o adversário por 2 a 0, no confronto de ida, e depois segurou o empate em 1 a 1, na Ucrânia.

Pela outra semifinal, o Napoli pegará o Dnipro. Na fase anterior, os napolitanos atropelaram o Wolfsburg por 4 a 1 fora de casa e ficou em um empate em 2 a 2 com o clube da Baixa Saxônia, em partida disputada no San Paolo, em Nápoles. Enquanto isso, o adversário dos Azzurri precisou suar muito a camisa para superar os belgas do Brugge. O Dnipro empatou em 0 a 0 no primeiro duelo das quartas em Bruges, na Bélgica, e só venceu os Blaw-Zwart aos 37 minutos do segundo tempo em peleja realizada no Estádio Olímpico de Kiev com gol de Shakhov.

As semifinais da UEFA Europa League serão disputadas nos dias 7 e 14 de maio. O Napoli receberá o Dnipro primeiro no San Paolo, em Nápoles, e, na semana seguinte, irá até Kiev, pegar o time da casa. Já o Sevilla fará o jogo de ida contra a Fiorentina em casa, no Rámon Sánchez Pizjuán, e, posteriormente, irá até Florença decidir a vaga para a final.

Assim como a Champions League, a Europa League tem a possibilidade de ter uma final “caseira”. Para isso, Napoli e Fiorentina têm de passar pelos adversários para que façam a final italiana no próximo dia 27 de maio, no Estádio Olímpico de Varsóvia, na Polônia.

Abaixo, as datas e os locais dos duelos das semifinais da UEFA Champions League e da UEFA Europa League.

UEFA Champions League:
Jogos de ida:
05/05/2015 – Juventus (ITA) x Real Madrid (ESP)
06/05/2015 – Barcelona (ESP) x Bayern de Munique (ALE)
Jogos de volta:
12/05/2015 – Bayern de Munique (ALE) x Barcelona (ESP)
13/05/2015 – Real Madrid (ESP) x Juventus (ITA)

UEFA Europa League:
Jogos de ida:
07/05/2015 – Napoli (ITA) x Dnipro (UCR)
07/05/2015 – Sevilla (ESP) x Fiorentina (ITA)
Jogos de volta:
14/05/2015 – Dnipro (UCR) x Napoli (ITA)
14/05/2015 – Fiorentina (ITA) x Sevilla (ESP)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s