Você já ouviu “The Best Of Rogério Skylab”?

Capa da copilação que reúne os 20 maiores sucessos de Rogério Skylab

Estava vasculhando a seção de Cds de uma dessas megastore de Shopping Center, eis que na parte de rock nacional me deparei com um álbum intitulado “The Best Of Rogério Skylab”. Não tive dúvidas: comprei o dito cujo.

Antes de prosseguir, registro que Rogério Skylab é um cantor e compositor que era funcionário do Banco do Brasil e começou a carreira artística em 1991. Ganhou notoriedade em todo o Brasil ao aparecer diversas vezes no “talk show” Programa do Jô, da TV Globo (e também no extinto “Jô Soares Onze e Meia”, no SBT). Durante os seus shows, é comum a interatividade que Rogério tem para com a plateia.

Voltando ao assunto, “The Best Of Rogério Skylab” é uma coletânea que reúne os 20 maiores sucessos deste artista contemporâneo, copilada pelo jornalista Marcelo Fróes. Todas as faixas foram produzidas pelo próprio Rogério Skylab, exceto as canções de 1 a 8, que foi co-produzida com Robertinho do Recife. As músicas foram selecionadas dos álbuns da série “Skylab”, desde “Skylab I” até “Skylab VIII, e, que segundo o próprio, irá encerrar a série quando for lançado “Skylab X”.

Esta coletânea é ótima para quem quiser conhecer melhor o trabalho deste artista. Rogério Skylab é um especialista em comedy rock. Ou seja, um rock escrachado e com letras bem-humoradas (variando para o humor negro) e inteligentes, com pitadas de heavy metal, seresta, bossa nova e punk rock oitentista.

O disco abre com a sua música mais famosa (obrigatória nos shows e no Programa do Jô): “Matador de Passarinhos”, e, o que vem depois é só ‘podrêra skylabiana’, entre elas, a mais que honesta “Você É Feia” (uma das minhas favoritas). Não farei um faixa-a-faixa porque prefiro deixar que quem ler este texto, tenha curiosidade e adquira o álbum, recomendo.

Em suma, sem seguir modismos e rótulos, o “matador de passarinhos” mais famoso do Brasil é a contramão daquilo que a “mass midia” rotula como bandas de rock que apareceram recentemente, os tais do “happy rock”, ou simplesmente, “coloridos”. Então, apesar de cantar algo típico de um anti-herói e, às vezes, politicamente incorreto, Rogério Skylab é mais divertido de se ouvir do que grupos que fazem o “rock alegre”, que apesar do rótulo, são bem sem graça. Se você é sensível, não precisa ler este texto todo e esqueça tudo o que foi escrito até aqui.

O “defeito”, se é que podemos dizer assim, desta coletânea são as ausências das magníficas “Pára de roncar, filha da puta” e “Quer tc comigo?”, em que o compositor debocha dos praticantes do “internetês”.

A seguir a ficha técnica e o tracklist* de “The Best Of Rogério Skylab”

Álbum: The Best Of Rogério Skylab
Intérprete: Rogério Skylab
Produção: copilação produzida por Marcelo Fróes
Gravadora: Descobertas
Preço Médio: R$ 25,00
Lançado em 2010.

1. Matador De Passarinhos
2. Motosserra
3. Urubu
4. Matadouro Das Almas
5. Derrame
6. No Cemitério
7. Funérea
8. Carne Humana
9. Metrô
10. Convento Das Carmelitas
11. Sensações
12. Acorda Siva Maria
13. Cântico Dos Cânticos
14. Bunda Suja
15. Eu Fico Nervoso
16. Você É Feia
17. Eu Tô Pensando
18. Cadê Meu Pau?
19. O Primeiro Tapa É Meu
20. Eu To Sempre Dopado
* Todas as músicas são de autoria de Rogério Skylab

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s