Os 25 anos de “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, do Ultraje a Rigor

Nós Vamos Invadir Sua Praia: de 11 faixas, nove foram executadas constantemente nas rádios em 1985

Gravado entre março e maio de 1985 e lançado em setembro daquele ano, “Nós Vamos Invadir Sua Praia” marca a entrada dos paulistas do Ultraje a Rigor no cenário nacional. O nome do álbum é uma provocação sadia com os cariocas, em que Roger e Cia. deixam claro que fariam sucesso no Rio de Janeiro. E, eles tinham razão: afinal, os paulistas fizeram uma série de show no tradicional Canecão, no Rio, quebrando recordes de público. A Cidade Maravilhosa naquela época era considerada como um dos berços do rock nacional (ainda mais, com a realização do Rock in Rio, em 1985).

O disco é um clássico absoluto do rock nacional: não é à toa que nove de suas onze faixas (isto na época do LP) tocaram nas paradas de sucesso, inclusive, a maioria delas fazem parte até hoje do set list do grupo liderado por Roger Rocha Moreira.

Antes do lançamento do trabalho de estreia, o grupo havia lançado dois compactos: “Inútil / Mim Quer Tocar” e “Eu Me Amo / Rebelde Sem Causa”, que fizeram sucesso neste formato em São Paulo, mas para a gravação do álbum, tanto “Inútil” quanto “Mim Quer Tocar” foram regravas, situação diferente das canções do segundo compacto, que foram apenas reincluídas como no original.

Produzido por Liminha e Pena Schmidt, “Nós Vamos Invadir Sua Praia” conta com muitos convidados, como: o líder d’Os Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna, na guitarra solo de “Marylou”, o próprio produtor do álbum, Liminha, tocou diversos instrumentos em algumas faixas e o líder do João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, Selvagem Big Abreu, juntamente com os cantores solos, Lobão, Léo Jaime e Ritchie fizeram os backings vocal na faixa-título.

O álbum foi resmaterizado e relançado em CD em 2001 (assim como outros títulos da WEA, através da série “Warner Archives”), com faixas-bônus: como as versões originais, gravadas em 1983, de “Inútil” e “Mim Quer Tocar”, duas faixas do EP “Liberdade Para Marylou”, lançado em 1986, “Hino dos Cafajestes” e “Marylou (versão carnaval)”, além da versão original de “Ricota”, composta e cantada pelo guitarrista do extinto grupo Ira!, Edgar Scandurra, enquanto este era integrante do Ultraje a Rigor, foi gravada, como um “plano B”, para o compacto, caso a “titular” “Inútil” fosse vetada pela Censura Federal.

E “Nós Vamos Invadir Sua Praia” foi premiado com discos de ouro e platina. Além disso, o Ultraje a Rigor foi convidado a participar do especial de fim de ano do “rei” Roberto Carlos, no final de 1985, onde interpretaram “Ciúme”.

O disco abre com a faixa-título, cujo tema fala da invasão de quem “mora no morro” ao litoral, ao melhor estilo “farofeiro”. Na verdade é uma referência àquilo que foi citado no começo deste post; a segunda faixa é “Rebelde Sem Causa”, que aborda um jovem “filhinho de papai” que tem tudo o que quer e mesmo assim, se sente infeliz, porque não consegue se rebelar; em seguida, aparece “Mim Quer Tocar”, um ‘quase-reggae’ em que para tocar e se dar bem, precisa ganhar o símbolo máximo do capitalismo: o dinheiro; a quarta canção é “Zoraide”, em que Roger canta que está de saco cheio das mesmices de um namoro sério e que o negócio é “variar”; o clássico “Ciúme”, com o título já deixa bem explícito o assunto abordado na canção, na época, Roger cogitou em fazer uma versão lenta, com refrão rápido da música, mas manteve-se a versão “acelerada”. A versão imaginada por Roger foi gravada para o álbum Acústico Mtv, do Ultraje, vinte anos depois; outro grande hit do álbum, “Inútil”, é uma autocrítica para a sociedade brasileira em alguns aspectos, como por exemplo: “A gente joga bola e não consegue ganhar”, é uma referência à Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1982.

Continuando, vem a conhecida “Marylou”, que traz a saga da galinha do mesmo nome, composta inicialmente por Scandurra e Maurício, Roger acrescentou à canção a vaquinha Sara Lee, quase vinte anos depois, a música foi gravada pela dupla de música infantil “ET e Rodolfo”; “Jesse Go” é uma faixa cantada pelo baixista Maurício, na versão acústica, o vocal foi feito pelo atual baixista do Ultraje, Mingau; outro sucesso, vem na sequência, a narcisista, se é que podemos definir assim, “Eu Me Amo”; a penúltima música do disco é “Se Você Sabia”, aborda sobre uma provável gravidez indesejada; e a última faixa “Independente Futebol Clube” que foi gravada ao vivo e que, apesar de o título estar relacionado a uma torcida organizada do time em que Roger é um torcedor assumido com o complemento do nome do seu clube de coração (mais ou menos isso: torcida Independente + São Paulo Futebol Clube = Independente Futebol Clube), contudo, a letra não fala de futebol, e, sim da autonomia desejada em uma relação a dois (“Eu só faço o que eu quero / Você só faz o que quer / Nós somos livres…”).

Particularmente, este álbum é ao lado de “Cabeça Dinossauro”, dos Titãs, “Dois”, da Legião Urbana e “Selvagem?”, d’Os Paralamas do Sucesso, como os melhores discos dos anos 1980, pelo menos é o que eu acho.

A seguir a ficha técnica e o tracklist de “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, incluindo as faixas bônus, lançada na edição em CD:

Álbum: Nós Vamos Invadir Sua Praia
Intérprete: Ultraje a Rigor
Lançamento: setembro de 1985
Gravadora: WEA
Produtores: Liminha e Pena Schmidt

Roger Rocha Moreira: guitarra base e voz
Carlinhos: guitarra solo e vocais
Maurício Defendi: baixo, vocais e voz solo em “Jesse Go”
Leôspa: bateria e vocais

Participações especiais:
Liminha: baixo, guitarra, percussão, violão, teclados e vocais
Herbert Vianna: guitarra solo em “Marylou
Léo Jaime, Lobão, Ritchie e Selvagem Big Abreu: vocais em “Nós Vamos Invadir Sua Praia

1. Nós Vamos Invadir Sua Praia (Roger Rocha Moreira)
2. Rebelde Sem Causa (Roger Rocha Moreira)
3. Mim Quer Tocar (Roger Rocha Moreira)
4. Zoraide (Roger Rocha Moreira)
5. Ciúme (Roger Rocha Moreira)
6. Inútil (Roger Rocha Moreira)
7. Marylou (Edgard Scandurra / Maurício Defendi / Roger Rocha Moreira)
8. Jesse Go (Maurício Defendi / Roger Rocha Moreira)
9. Eu Me Amo (Roger Rocha Moreira)
10. Se Você Sabia (Roger Rocha Moreira)
11. Independente Futebol Clube (Roger Rocha Moreira)
Faixas bônus incluídas no CD:
12. Inútil (Roger Rocha Moreira) – versão single de 1983
13. Mim Quer Tocar (Roger Rocha Moreira) – versão single, lançado como lado B de “Inútil”, de 1983
14. Hino dos Cafajestes (Maurício Defendi / Roger Rocha Moreira) – single de 1986
15. Marylou (versão Carnaval) (Edgard Scandurra / Maurício Defendo / Roger Rocha Moreira) – single de 1986
16. Ricota (Edgard Scandurra) – faixa não lançada, produzida por Pena Schmidt durante as sessões de gravação do single “Inútil”, de 1983.

Por Jorge Almeida

Um comentário sobre “Os 25 anos de “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, do Ultraje a Rigor

Deixe um comentário