Os 35 anos do álbum “Ritchie Blackmore’s Rainbow”

Capa do álbum de estreia da banda criada por Ritchie Blackmore

Insatisfeito com o direcionamento musical que o Deep Purple estava tomando, ou seja, a forte influência funky de Glenn Hughes, o guitarrista Ritchie Blackmore decide sair do grupo e resolveu fundar outro: o Rainbow.

Para a formação de sua nova banda, Blackmore convocou todos os integrantes do Elf, exceto o guitarrista Steve Eduwards. O Elf foi uma das bandas de abertura do Deep Purple durante a turnê de “Burn”, surgindo aí, o primeiro contato entre Dio e Blackmore.

Definida a lineup, o Rainbow lançou em junho de 1975 o seu álbum de estreia, intitulado de “Ritchie Blackmore’s Rainbow”. O disco abre com “Man On The Silver Mountain”, com um dos mais famosos riffs de Balckmore; a segunda faixa é “Self Portrait”, regravada pela atual banda de Ritchie, o Blackmore’s Night; em seguida aparece “Black Sheep Of The Family”, um cover do grupo Quartermass, música que, inclusive, foi recusada pelo Deep Purple para integrar o álbum “Strombringer”; logo, vem a viajante e deliciosa “Catch The Rainbow”; a quinta faixa é “Snake Chamer”; a sexta canção é a magnífica “The Temple Of The King”; a antepenúltima música de “Ritchie Blackmore’s Rainbow” é a rápida “If You Don’t Like Rock ‘N’ Roll”; “Sixteenth Century Greensleeves” é a penúltima faixa do disco, esta também foi regravada pelo Blackmore’s Night; e, para encerrar, a instrumental “Still I’m Sad”, um cover do Yardbirds.

Uma curiosidade sobre as versões em LP e K7 do álbum: enquanto na “bolacha”, o lado A conta com quatro faixas e no lado B, com cinco; a versão em K7, o tracklist é exatamente o contrário, ou seja, as cinco faixas do lado B do LP, é o lado 1 da fita, enquanto as quatro canções do lado A do vinil, estão no lado 2 da fita.

Para a gravação do segundo álbum do grupo, o clássico “Rising”, o “dono da bola” dispensou o time todo, exceto o vocalista Ronnie James Dio. Depois é aquilo que todo mundo sabe: Dio ficou até o final de 1978, depois a lineup do Rainbow passou por inúmeras formações até 1983, quando Blackmore deu uma pausa em seu grupo para a volta do Deep Purple em 1984, tentou continuar com o Rainbow entre os anos de 1993 e 1997, porém, decidiu dar um basta e investiu tudo na sua atual empreitada, o Blackmore’s Night.

A seguir a ficha técnica e o tracklist de “Ritchie Blackmore’s Rainbow”

Álbum: Ritchie Blackmore’s Rainbow
Intérprete: Rainbow
Lançamento: julho de 1975
Gravadora: Polydor

Ritchie Blackmore:
guitarra
Ronnie James Dio: vocal
Micky Lee Soule: teclado
Craig Gruber: baixo
Gary Driscoll: bateria

1. Man On The Silver Mountain (Dio / Blackmore)
2. Self Portrait (Dio / Blackmore)
3. Black Sheep Of The Family (Hammond)
4. Catch The Rainbow (Dio / Blackmore)
5. Shake Crarmer (Dio / Blackmore)
6. The Temple Of The King (Dio / Blackmore)
7. If You Don’t Like Rock ‘N’ Roll (Dio / Blackmore)
8. Sixteenth Century Greensleeves (Dio / Blackmore)
9. Still I’m Sad (Smith / McCarty)

Por Jorge Almeida

2 comentários sobre “Os 35 anos do álbum “Ritchie Blackmore’s Rainbow”

  1. Muito bom esse disco. Um verdadeiro clássico com a belíssima voz do Dio acompanhada da virtuosa guitarra de Blackmore. Indispensável.

Deixe um comentário