Exposição “50 Anos de Realismo – Do Fotorrealismo à Realidade Virtual” no CCBB

“A Hot Day” (2008), óleo sobre tela, de Pedro Campos, em exibição no CCBB. Foto: Jorge Almeida

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta até o dia 14 de janeiro de 2019, segunda-feira, a exposição “50 Anos de Realismo – Do Fotorrealismo à Realidade Virtual”, que apresentam a realidade e a sua representação através de cerca de 90 obras, entre pinturas, esculturas, vídeos, fotografias e instalações interativas de 29 artistas.

A mostra ocupa do quarto andar ao sub-solo da instituição e apresenta obras de pintores de foto e hiper-realismo, precursores em adequar notoriedade para esse movimento artístico em um conjunto universal, até sua ampliação para a experimentação na realidade virtual.

Em diversos suportes, as obras representam a vida e objetos do cotidiano que proporcionam, em si, um pensamento, não como um espelho da realidade, mas da agudeza do indivíduo em afinidade a ela.

A exposição foi dividida pelos segmentos histórico, contemporâneo, tridimensionalidade e obras de novas mídias.

O realismo tem suas origens no século XVII, por meio de imagens sacras ou profanas disseminando grande dramaticidade barroca, concebida por figuras humanas retiradas do dia-a-dia da realidade burlesca e não idealizada. Contudo, o surgimento do fotorrealismo, pinturas baseadas na representação de cenas fotográficas, se deu nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970; enquanto o hiper-realismo apareceu como uma tendência da pintura no final dos anos 1970.

Em meio aos destaques estão “Key Study” (1974), um acrílico sobre tela de Ben Schonzeit; “Hells And Glasses” (2008), de Simon Hennessey; “Christine I” (2011), escultura de bronze policromado com cabelo acrílico, de John De Andrea; “A Hot Day” (foto), de 2008, um óleo sobre tela de Pedro Campos; “Springtime” (2010), uma escultura composta por fibra de vidro pintada, tecido, metal, madeira e entulho, de Peter Land; e “Nikutai (Corpo de Carne)”, de Giovani Caramelo, feito com silicone, espuma de poliuretano, alumínio, resina acrílica, tinta acrílica e cabelo natural.

SERVIÇO:
Exposição: 50 Anos de Realismo – Do Fotorrealismo à Realidade Virtual
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Quando: até 14/01/2019; de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h
Quanto: entrada gratuita. Visitação com hora agendada pelo site http://www.ingressorapido.com.br, pelo aplicativo da Ingresso Rápido (IOS ou Android) ou na bilheteria do CCBB

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s