Exposição no CCSP celebra 80 anos de expedição realizada por Mário de Andrade

Um cortador de acetato, par de microfones e modulador de gravação em exibição no CCSP. Foto: Jorge Almeida

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) realiza até o próximo domingo, 9 de dezembro, a exposição “Rota da Missão: 80 Anos da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade”, que reúne diversos itens como registros musicais, fotográficos, fílmicos, instrumentos musicais, objetos de culto, entre outros itens em expedição organizada pelo então diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, Mário de Andrade, em 1938, pelo Norte e Nordeste do Brasil.

Além do escritor, participaram da comitiva o arquiteto Luís Sala, o músico e maestro Martin Braunwieser, o técnico de gravação Benedicto Pacheco e o secretário geral Antônio Ladeira. A viagem ocorreu entre fevereiro e julho nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará. A equipe filmou, fotografou, anotou, entrevistou e registrou tudo relacionado sobre os mais variados aspectos culturais dessa localidade, como músicas, danças, festas, literatura oral e outros termos, e também coletaram objetos que permitissem sintetizar a vida e os métodos culturais nas localidades percorridas.

Entre as manifestações artísticas populares registradas, por exemplo, estão os rituais de Xangô e a dança dos Pankararu, em Pernambico; o Tambor de Crioula no Maranhão; o coco e os Reis do Congo, na Paraíba; e o Bumba-meu-boi, no Pará; entre outros.

Contudo, em função de um golpe político imposto no Brasil com a ditadura do Estado Novo, no final de 1937, por Getúlio Vargas, a expedição precisou ser interrompida porque Mário de Andrade foi afastado de seu cargo no Departamento de Cultura do Município. No entanto, apesar disso, os registros feitos na excursão foram bem diversificados, incluindo cantos de desafio, aboio, danças e folguedos, peças de cerâmica, vestimenta e vaqueiro, vídeos, livros, recortes, entre outros. Passadas oito décadas dessa expedição, muitas das manifestações culturais registradas por Mário de Andrade seguem sendo realizadas, embora nem sempre nos mesmos grupos ou locais visitados pela jornada, constatando a resistência desses eventos nas localidades.

A proposta da exposição, além de representar o acervo em questão, foi retomar e atualizar os princípios e ideais do escritor na busca de referências culturais da tradição oral, além de outras inquietudes suas em relação ao país. Logo, links de documentários contemporâneos de manifestações diversas das culturas populares e étnicas estão disponibilizados com o intuito de apresentar os incrementos atuais do interesse por esses tipos de conhecimentos.

A mostra tem a curadoria assinada por Maria Adelaide Pontes.

SERVIÇO:
Exposição: Rota da Missão: 80 Anos da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Quando: até 09/12/2018; de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s