Exposição “100 Anos de Athos Bulcão” no Centro Cultural Banco do Brasil

Reprodução do célebre “Painel de Azulejos”, de Athos Bulcão, no CCBB São Paulo. Foto: Jorge Almeida

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta até a próxima segunda-feira, 15 de outubro, a exposição “100 Anos de Athos Bulcão” que, como o título indica, celebra o centenário do carioca Athos Bulcão (1918-2008). A mostra apresenta mais de 300 obras, sendo algumas inéditas, entre desenhos, pinturas, azulejos, cenários e figurinos produzidos entre as décadas de 1940 e 1950, e uma das marcas registradas da arquitetura de Brasília.

Instalada em quatro andares do prédio do CCBB, as obras apresentam a diversidade e a importância histórica e cultural protagonizado por Athos, que se inspirou inicialmente na azulejaria portuguesa, o aprendizado sobre o uso das cores quando fora assistente de Portinari e, claro, as parcerias fantásticas com Oscar Niemeyer e João Filgueiras.

Com curadoria de Marília Panitz e André Severo, a mostra apresenta no térreo obras de artistas mais jovens influenciados por Athos Bulcão.

A exposição se destaca pela interatividade. Inspirados pelo caráter urbano e democrático das obras de Athos Bulcão, o público pode baixar um aplicativo criado especialmente para a exposição e interagir e apropriar-se de projetos do artista. Isso sem contar com o grande cubo que deve ficar na parte de fora do museu, convidando os passantes para selfies a frente dos mais diversos painéis de azulejo do artista.

Em meio aos destaques estão: “Lula” (1997), um relevo em madeira pintada; a obra interativa “Reinventar Athos”; a reprodução da série “Vida de Nossa Senhora” (os originais são em acrílica sobre mármore, de 1970); e a parte do “Painel em Azulejos” (foto), dos edifícios Niemeyer e Shopping Del Rey, ambos em Belo Horizonte.

Além das obras, a exposição apresenta outros objetos, como oito capas da revista Módulo, além de livros e croquis.

Após o término da mostra na capital paulista, ela seguirá para o CCBB Rio de Janeiro, onde fará a sua última escala.

SERVIÇO:
Exposição: 100 Anos de Athos Bulcão
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Quando: até 15/10/2018; de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h
Quanto: entrada gratuita; Visitação com hora agendada pelo site http://www.ingressorapido.com.br, pelo aplicativo da Ingresso Rápido (IOS ou Android) ou na bilheteria. www.bb.com.br/cultura

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s