Exposição “Ex-Africa” no Centro Cultural Banco do Brasil

Vista parcial da instalação “Paraíso Perdido Não Orientável”, do ganês Ibrahim Mahama. Foto: Jorge Almeida

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta até o próximo dia 16 de julho, segunda-feira, a exposição “Ex Africa”, que reúne mais de 80 obras, entre instalações, música, performance, fotografias, videoarte e pinturas, que revelam a diversidade contemporânea africana por meio de trabalhos de 18 artistas sul africanos, angolanos, nigerianos e afrobrasileiros. A curadoria é do músico nigeriano-alemão Ade Bantu e de Alfons Hug.

A mostra apresenta obras de dezoito artistas da geração jovem e intermediária, vindo de oito países africanos que causam atenção no cenário internacional, mas não são muito conhecidos no Brasil. Além deles, os artistas afrobrasileiros, Arjan Martins e Dalton Paulo, que recentemente fizeram pesquisas e organizaram uma exposição no Brazilian Quarter de Lagos (Nigéria), bairro construído por antigos escravos retornados à África.

Além disso, a exposição contém uma sala exclusiva dedicada ao Afrobeat, a música popular de Lagos, como os vídeos com músicas do Club Lagos (Naijapop), que abordam temas como dinheiro, poder, deus pessoal e sexo.

Entre os destaques estão a instalação “Maqan” (2017), do egípcio Youssef Limoud; as 758 esculturas de madeira do nigeriano Abdulrazaq Awofeso na obra “Mil Homens Não Conseguem Construir Uma Cidade”; a instalação “Alaagba” (2014-2017), do nigeriano Jelili Atiku; “Paraíso Perdido Não Orientável” (1667-2017), a instalação com mídias variadas (foto) do ganês Ibrahim Mahama, que ocupa o vão central do edifício; e “Carregando o Celular” (2011), fotografia do sulafricano Andrew Ishabangu.

SERVIÇO:
Exposição:
Ex Africa
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Estacionamento conveniado: Rua Santo Amaro, 272, com traslado gratuito até o CCBB, com parada no Metrô República no trajeto de volta
Quando: até 16/07/2018; de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h

Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s