Exposição “Isso É Coisa de Preto – 130 Anos da Abolição da Escravidão” no Museu Afro Brasil

“São Jorge”, escultura de madeira e tinta, feita pelo artista Virino, de Juazeiro do Norte (CE). Foto: Jorge Almeida

O Museu Afro Brasil realiza até o dia 29 de julho, domingo, a exposição “Isso É Coisa de Preto – 130 Anos da Abolição da Escravidão”, que destaca a presença negra na arte, história e memória brasileira no ano em que há o 130º aniversário da Abolição da Escravidão (1888). Com curadoria de Emanoel Araujo, a mostra apresenta a produção dos séculos XIX e XX, através de fotografias, litografias, pinturas, esculturas, desenhos, objetos e outros itens que evidenciam e valorizam a fundamental contribuição africana e afro-brasileira na construção do país.

Aliás, a expressão que dá nome à exposição é um termo de cunho preconceituoso e racista, muitas vezes, utilizado para descriminar a condição do afro-brasileiro. O curador salienta que tal terminologia, para a exposição, é ressignificar o intuito de reforçar que a tal ‘coisa de preto’ é ter nobreza nas artes, ciências, esportes, medicina e outros campos importantes para a sociedade.

Além de abordar o trabalho de afro-brasileiros, a mostra também apresenta a produção artística de duas nações com predominante população negra: Cuba e Haiti. Com obras originárias do sincretismo religioso e da união entre os cultos do vodum e da Igreja Católica que integram a exposição, o visitante pode conferir esculturas e pinturas que remetem à prática religiosa nos templos afro-cubanos e as esculturas em ferro recortadas com seres míticos, das bandeiras com miçangas que evidenciam a vitalidade criativa do povo haitiano.

Personalidades negras que fizeram época na história brasileira em suas respectivas áreas, tais como o poeta Luiz Gama, o escritor Manuel Querino, o editor Francisco Paula Brito, o médico Juliano Moreira, os cantores Milton Nascimento, Luiz Melodia, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Dorival Caymmi, entre outros, além de nomes como Pelé, a atriz Ruth de Souza e outros mais estão entre os ilustres personagens que estão representados na mostra.

Em meio aos artistas que têm trabalhos expostos na mostra estão os irmãos Arthur Timótheo e João Timótheo, Estavão Silva, Maureen Basiliat, Waldomiro de Deus, Caetano Dias, Carybé, Mestre Benon, João da Baiana, Rubem Valentim, João Alves e outros tantos marcam presença.

Entre tantos destaques, fica difícil selecionar, mas vale conferir as obras “Baka” (2009-2010), de Guyodo, do Haiti; “Invocation” (2007), composta por tecido bordado com miçangas e lantejoulas, da Myrlande Constant; a escultura de madeira “Virgen de la Regla”, de Havana (Cuba); “São Jorge” (foto), escultura de madeira e tinta do artista cearense Virino (Severino Silva de Souza); além de fotos e ilustrações de pessoas como Grande Otelo, Milton Nascimento, Jamelão, entre outros.

SERVIÇO:
Exposição: Isso É Coisa de Preto – 130 Anos da Abolição da Escravidão
Onde: Museu Afro Brasil – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 10 – Parque Ibirapuera
Quando: até 29/07/2018; de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h)
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita aos sábados

Por Jorge Almeida

Deixe um comentário