Exposição de gravuras japonesas no Centro Cultural São Paulo

A serigrafia “Lemon Squash”, de Yayoi Kusama, em exibição no Centro Cultural São Paulo. Foto: Jorge Almeida

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) apresenta até o próximo domingo, 24 de junho, a exposição “Variação e Autonomia: as Gravuras de Pintores Japoneses Contemporâneos”, que traz cerca de 30 gravuras de dez pintores japoneses que compreendem o período pós-guerra: entre as décadas de 1950 e 1980.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a partir dos anos 1950, o crescimento de pintores que trabalharam com litografia e na emergente peintre-graveur (pintor que é também gravurista) aconteceu de forma fenomenal no Japão. Na década seguinte, o aparecimento dessas gravuras se abrangeu a um maior destaque e ateliês de gravura foram abertos por toda parte na terra do Sol Nascente.

O curador da mostra, Kyoji Takizawa, do Museu Municipal de Artes Gráficas de Machida, reforça que as obras não são compostas por trabalhos de artistas intitulados criadores ou desenvolvedores únicos ou específicos na história da produção de gravuras contemporâneas japonesas, mas sim por artistas que tendem a serem notados como agentes de suporte desse processo e que esses trabalhos colaboraram para o estabelecimento do gênero, paralelamente em que congregou a elas a devida envergadura.

A exibição pretende lançar luz sobre o fato de que uma nova área foi desenvolvida por meio das gravuras contemporâneas japonesas e que a pretensão da mostra é reconsiderar a história existente dessas gravuras, que hoje, passados mais de 70 anos da Segunda Guerra Mundial, estão prestes a serem esquecidas.

Entre os destaques estão as serigrafias “Hill In Spring” (1983), de Yasukazu Tabuchi; “Lemon Squash” (foto), de 1988, de Yayoi Kusama; e “Owl Man” (1988), de Naoyoshi Hikosaka.

Além dos artistas citados, participam da exposição os artistas Hitoshi Nakazato, Kosai Hori, Masanari Murai, Natsuyuki Nakanishi, Toeko Tatsuno, Tomoharu Murakami e Toshinobu Onosato.

SERVIÇO:
Exposição: Variação e Autonomia: as Gravuras de Pintores Japoneses Contemporâneos
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Quando: até 24/06/2018; de terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s