Exposição “Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi” no CCBB

“Carro Vermelho Enferrujando em Kudu”, obra de Jean-Michel Basquiat de 1984. Foto: Jorge Almeida

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta até o próximo sábado, 7 de abril, a mostra “Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi”, que faz uma retrospectiva do artista nova-iorquino de ascedência afro-caribenha Jean-Michel Basquiat (1960-1988). Ao longo do espaço, desde o quarto andar até o subsolo, o público poderá conferir desenhos, quadros, gravuras e pratos pintados da coleção da família Mugrabi, uma das maiores coleções de Basquiat no mundo.

A produção de Basquiat personifica o estilo de Nova York nas décadas de 1970 e 1980, uma combinação de empolgação e declínio que designou um empíreo de criatividade. A reprodução de letras e de expressões cogita ritmos, sons e a vida na metrópole.

As figuras poderosas que debelam a cena na obra do artista induzem os críticos a classificá-lo como um Neoexpressionista, ao mesmo tempo em que está mergulhado na cultura pop. Suas pinturas subvertem hierarquias artísticas convencionais ao combinar imagens da cultura erudita e da popular.

Basquiat era um dos poucos afro-americanos num mundo artístico majoritariamente branco. Sua obra ligeiramente evoluiu de uma evocação das ruas a uma intensa narrativa sobre a experiência de ser negro e as conquistas culturais dos negros.

No térreo do CCBB, ainda contém onze obras que homenageiam Jean-Michel Bastiat.

Entre os destaques estão: “Crise X” (1982), acrílica, óleo e tinta a óleo em bastão sobre tela, montagem sobre suporte de madeira amarrados; “Quatro Grandes” (1982), acrílica e colagem sobre tela; “O Campo Está Próximo à Outra Estrada” (1981), acrílica, tinta esmalte em spray, tinta à óleo em bastão; tinta metálica e tinta sobre tela; “Marcadores Permanentes sobre 45 Pratos de Cerâmica” (1983-84); “Carro Vermelho Enferrujando em Kudu” (foto), de 1984, tinta a óleo em bastão e óleo sobre tela.

SERVIÇO:
Exposição: Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Quando: até 07/04/2018; de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h; Visitação com hora agendada pelo site http://www.ingressorapido.com.br, pelo aplicativo da Ingresso Rápido (IOS ou Android) ou na bilheteria
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s