Lazio: campeã da Supercopa da Itália 2017

Jogadores da Lazio erguem a taça da Supercopa da Itália em Roma. Foto: sslazio.it

Com dois gols de Immobile e um de Murgia, a Lazio derrotou a Juventus por 3 a 2 (Dybala descontou para os bianconeros com dois gols), no Estádio Olímpico de Roma, neste domingo (13), e conquistou pela quarta vez em sua história a Supercopa da Itália. Enquanto isso, a Juventus acumulou o segundo vice-campeonato consecutivo do certame.

O jogo começou com a Lazio trocando passes enquanto a Juventus só observou. Porém, as primeiras oportunidades foram da Vecchia Signora. Aos 2, Alex Sandro recebeu pela esquerda, entrou na área e tocou para Cuadrado na pequena área. O colombiano bateu e o goleiro Strakosha defendeu. Dois minutos depois foi a vez de Higuaín chutar mascado da meia-lua e o arqueiro se esticar e fazer mais uma bela defesa.

Depois da pressão da Juve nos momentos iniciais, os biancocelestis chegaram pela primeira vez aos dez minutos. A Juventus errou na saída de bola, Luis Alberto ficou com a sobra e mandou por cima da meta de Buffon. A equipe da capital da Bota conseguiu equilibrar as ações e passou a marcar o time de Turim em seu campo de defesa e, consequentemente, as chances voltaram a aparecer. Aos 27, a Lazio assustou na cobrança de escanteio, mas Buffon estava atento e evitou o que seria um gol olímpico. No lance seguinte, outro vacilo do sistema defensivo bianconero na entrada da área, Milinković-Savić roubou a bola e mandou por cima do gol. Em seguida, aos 30, Immobile recebeu entre os zagueiros, invadiu a área e caiu na dividida com Buffon. A arbitragem marcou penalidade. Na cobrança, Immobile bateu forte e rasteiro no canto esquerdo do goleiro, que acertou o lado, mas não alcançou a bola. É o clube biancazzurri na frente.

Com o placar favorável, a Lazio mostrou uma melhor postura diante da Juventus e esteve mais perto do segundo gol. Aos 33, a equipe romana fez boa trama pela direita, Basta chutou à queima-roupa, Buffon defendeu e, na sobra, Lucas Leiva arriscou e o arqueiro mandou para escanteio. O time de Massimiliano Allegri se lançou ao ataque em busca do empate ainda no primeiro tempo, mas sem sucesso.

Na volta para o segundo tempo, a Juventus pressionou o rival em busca do empate. Porém, aos 8 minutos, foi surpreendida. Parolo cruzou da direita na medida para Immobile, que no meio dos zagueiros, cabeceou no contrapé de Buffon, que nada pode fazer para evitar o segundo gol.

A vitória parcial da Lazio fez com que Allegri tomasse providências de imediato para amenizar o prejuízo. Assim, o treinador colocou De Sciglio e Douglas Costa nos lugares de Benatia e Cuadrado, respectivamente. Aos 14, a Lazio assustou novamente, mas Buffon saiu bem nos és de Immobile. A Juventus voltou a levar perigo aos 19 com Pjanić, que tentou de falta, mas mandou por cima. Quatro minutos mais tarde, Douglas Costa recebeu na direita, puxou para dentro e chutou forte para Strakosha defender em dois tempos. A Vecchia Signora levou perigo aos 25 com Douglas Costa. O brasileiro levantou na área, Higuaín, por centímetros, não alcançou a bola, que sau pela linha de fundo. Depois de um ligeiro sufoco da Juve, a Lazio tentou aos 30 com Luis Alberto, que arriscou da intermediária para Buffon espalmar.

Aos 40, Dybala botou fogo no jogo. O camisa 10 cobrou falta com perfeição e colocou a redonda no canto direito do goleiro. O tento motivou os bianconeros para buscar o empate, que veio aos 45. Alex Sandro tentou jogada dentro da área e foi derrubado com falta. Pênalti. Na cobrança, Dybala converteu o seu tiro e empatou o jogo.

E, quando tudo levava a crer que a decisão iria para a prorrogação, Lukaku partiu pela esquerda, entrou na área e tocou para trás para Murgia fazer o terceiro gol no “apagar das luzes”. É o tento que rendeu o terceiro título da Supercopa da Itália para a Lazio. Fim de jogo no Estádio Olímpico de Roma: Juventus 2, Lazio 3.

Juventus e Lazio entraram em campo para abrir a temporada 2017/2018 do futebol italiano com a decisão da Supercopa da Itália. Os bianconeros, campeões italianos e da Copa da Itália, entraram em campo com ligeiro favoritismo por conta do entrosamento do time de Massimiliano Allegri. A pressão inicial da Juve poderia consolidar esse favoritismo, mas a Lazio acertou a marcação e se ajustou em campo, conseguiu superar o adversário e terminou o primeiro tempo com a vantagem. No começo da etapa complementar, Immobile ampliou o placar para o time da capital italiana. Com dois a zero contra, o treinador da Juve tratou de colocar Douglas Costa e De Sciglio e, com isso, a Velha Senhora pressionou enquanto o time biancazzurri recuou demais. Dessa forma, o empate veio através de Dybala em lances de bola parada: uma excelente cobrança de falta e um pênalti indefensável. E, quando se imaginava uma prorrogação, Murgia fez o gol do título a um minuto do término do tempo regulamentar.

A seguir, a ficha técnica da decisão.

FICHA TÉCNICA: JUVENTUS 2×3 LAZIO
Competição/fase: Supercopa da Itália 2017 – final (jogo único)
Local: Estádio Olímpico de Roma, Itália
Data: 13 de agosto de 2017, domingo – 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Davide Massa (ITA)
Assistentes: Filippo Meli (ITA) e Andrea Crispo (ITA)
Cartões Amarelos: Buffon, Mandžukić, Pjanić (Juventus); Lucas Leiva, Lulić, Parolo e Immobile (Lazio)
Gols: Immobile (de pênalti), aos 32 min do 1º tempo (0-1); Immobile, aos 8 min (0-2), Dybala, aos 40 (1-2) e aos 45 min (2-2); e Murgia, aos 48 min do 2º tempo (2-3)
JUVENTUS: 1.Buffon; 15.Barzagli, 3.Chiellini, 4.Benatia (2.De Sciglia) e 12.Alex Sandro; 5.Pjanić, 6.Khedira, 7.Cuadrado (11.Douglas Costa), 17.Mandžukić (33.Bernardeschi) e 10.Dybala; 9.Higuaín. Técnico: Massimiliano Allegri
LAZIO: 1.Strakosha; 13.Wallace, 3.De Vrij e 26.Radu; 6.Lucas Leiva (96.Murgia), 16.Parolo, 21.Milinković-Savić, 8.Basta (77. Marušić), 19.Lulić (5.Lukaku) e 18.Luis Alberto; 17.Immobile. Técnico: Simone Inzaghi

Parabéns à Società Sportiva Lazio pelo título.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s