Exposição “Um Tronco Para Exu” no MAC-USP

A instalação “Um Tronco Para Exu” na entrada do MAC-USP. Foto: Isis Naura

O Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) está com a exposição “Um Tronco Para Exu” em cartaz até o próximo domingo, 13 de agosto. A mostra é composta por uma raiz milenar de um pequi-vinagreiro, árvore típica do Sul da Bahia, que faz reverência à mitologia afro-baiana na figura do Exu apresentado pelo designer Hugo França.

Na mitologia afro-baiana dos orixás, Exu é quem constitui a ponte entre deuses e mortais. E é exatamente esse espaço de ligação entre obra e cidade, entre o dentro e o fora, que é a ponte materializada na instalação de Hugo França.

O tronco do pequi-vinagreiro, com suas quatro toneladas de peso, cruza a entrada do museu, e se expõe suspenso, o que podemos interpreta como símbolo de força, indagando os limites da materialidade e a efemeridade da vida.

Essa árvore, que tem cerca de 1.200 anos de existência e capacidade de resistir até mesmo ao fogo, contrai uma visibilidade magnífica, pontuando o andar térreo e envidraçado do edifício modernista com a organicidade delineada pela deterioração da própria existência são enaltecidas pelo olhar preciso e amoroso do escultor.

A instalação traz um contraste, porque a sua suspensão e a possibilidade de silêncio e contemplação que o museu e suas obras propõem ao observador faz um embate com o outro lado do espaço, o externo, onde o fluxo constante dos carros e pessoas transitando pela avenida defronte produz velocidade incessante a tudo que cerca esse cenário.

SERVIÇO:
Exposição: Um Tronco Para Exu
Onde: Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Quando: até 13/08/2017; às terças, das 10h às 21h; quarta a domingo, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s