Exposição “Consciência Cibernética [?]” no Itaú Cultural

Exposição “Consciência Cibernética [?]” em cartaz no Itaú Cultural. Foto: Jorge Almeida
O Itaú Cultural realiza até o próximo domingo, 13 de agosto, a exposição “Consciência Cibernética [?]”, que traz de trabalhos de brasileiros e estrangeiros que usufruem da tecnologia para compor seus trabalhos, e refletem sobre o futuro da inteligência artificial e propõe um olhar artístico sobre a evolução das máquinas.

Com essa mostra, a instituição volta a abordar a temática cibernética sob a linguagem artística. Antes disso, essa área foi abordada em seis edições da bienal Emoção Art.Ficial, realizadas até 2012.

A mostra está distribuída em três pisos (1º andar, 1º subsolo e 2º subsolo), sendo que no primeiro andar estão as obras “Eden”, do australiano Jon McComarck; “Bion”, dos norte-americanos Adam Brown e Adnrew H. Fagg; “Odisseia”, da brasileira Regina Silveira e “Fearful Symmetry, do irlandês Riairi Glynn.

Já no piso -1 contém os trabalhos “Auto-Iris”, dos brasileiros Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti; “Meta-Google”, do francês Pascal Dombis e “Neuro Mirror”, dos austríacos Christa Sommerer e Laurent Mognonneau.

E, finalmente, no piso -2 são exibidas as obras “Café Com Os Santiagos” (2017), dos brasileiros Heloisa Pinhanez e Paulo Costa; “Sonhos Urbanos”, da equipe do Itaú Cultural com a ferramenta Google Deep Dream; e “Lifeless (Nano) Biomachines”, de José Wagner Garcia e colaboradores.

Entre os destaques está “Café Com Os Santiagos”, que tem o apoio da IBM, obra interativa em que se usa tecnologia de processamento de conversação natural do IBM Watson Development Cloud e sistemas de texto expressivo desenvolvidos no laboratório da IBM Research no Brasil, que recria diálogos extraídos do clássico “Dom Casmurro”, de Machado de Assis – nela, o público pode dialogar com os personagens.

SERVIÇO:
Exposição: Consciência Cibernética [?]
Onde: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 179 – Paraíso
Quando: até 23/08/2017; de terça a sexta-feira, das 8h às 20h (com permanência até às 20h30); sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Quanto: entrada gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s