Definidos os semifinalistas da Copa do Brasil 2017

O último semifinalista saiu nesta quinta-feira (28) Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A partida entre Atlético Paranaense e Grêmio disputada na noite de quinta-feira (27) na Arena da Baixada, em Curitiba, definiu o último classificado para as semifinais da Copa do Brasil – os outros classificados saíram na quarta-feira. Com isso, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro e Grêmio disputarão as duas vagas para a final da competição que é o caminho mais curto para a Libertadores 2018. As datas dos duelos entre Flamengo x Botafogo e Cruzeiro x Grêmio acontecerão nos dias 16 e 23 de agosto. O sorteio dos mandos de campo acontecerá às 11h de segunda-feira (31), na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Na quarta-feira, ocorreu três dos quatro confrontos das quartas-de-final. E o primeiro classificado da noite foi o Botafogo. No Nilton Santos, o time da Estrela Solitária não tomou conhecimento do Atlético Mineiro e o atropelou por 3 a 0, com gols de Carli, Roger e Gilson. Dessa forma, o Glorioso reverteu a derrota sofrida do Galo no primeiro jogo (vitória atleticana por 1 a 0) e fez 3 a 1 no agregado e avançou em busca do inédito título.

O adversário do Fogão é um velho conhecido do clube de General Severiano: é o Flamengo, que passou pelo Santos. Em um jogo marcado por polêmica, o rubronegro foi derrotado na Vila Belmiro por 4 a 2 pelo alvinegro praiano. Contudo, apesar de as duas equipes tenham empatado no placar agregado em 4 a 4 – no jogo de ida, o rubronegro venceu por 2 a 0, o Flamengo passou de fase por conta dos gols marcados fora de casa. A partida chamou atenção por conta da marcação de pênalti a favor da casa pelo árbitro Leandro Vuaden, mas o quarto árbitro o consultou e fez com que ele voltasse da decisão. Na ocasião, a partida estava empatada em 1 a 1. Evidentemente que a não marcação da penalidade causou a ira dos santistas, que acusaram a anulação do lance teve interferência externa. Polêmicas à parte, o Peixe lutou muito, mas não conseguiu o quinto gol e o Fla segue vivo na busca do tetra da Copa do Brasil.

Do outro lado da chave, no duelo dos ex-Palestras, melhor para o mineiro. Em Belo Horizonte, no Mineirão, o Cruzeiro empatou em 1 a 1 com o Palmeiras e, assim como o Flamengo, foi beneficiado pelos gols fora de casa. A Raposa, que empatou com o alviverde no combate de ida no Allianz Parque em 3 a 3, conseguiu a vaga com o tento de Diego marcado aos 40 minutos do segundo tempo. O Palmeiras tinha saído na frente do placar com o gol de Keno. Coincidentemente, da mesma forma que Flamengo e Santos, os finalistas das edições de 1996 e 1998 da Copa do Brasil empataram em 4 a 4 no agregado.

E, finalmente, o último classificado. Todavia, apesar de ter consolidado a vaga derradeira, o Grêmio, dentre os semifinalistas, era o que tinha a maior vantagem nos embates das quartas-de-final. O Tricolor gaúcho havia feito em sua arena 4 a 0 no Atlético Paranaense. No entanto, ainda que tenha entrado na Arena da Baixada com a acachapante vantagem, os comandados de Renato Portaluppi não relaxaram em campo e derrotaram o Furacão por 3 a 2, frustrando ainda mais o rubronegro paranaense que fazia a centésima partida na sua reformada casa.

Conforme o chaveamento definido anteriormente pela CBF, uma semifinal será feita com o clássico carioca entre Flamengo e Botafogo e a outra terá uma reedição do duelo da mesma fase do ano passado: Cruzeiro e Grêmio que, juntos, somam nove Copas do Brasil. Logo, o Botafogo é o único dentre os semifinalistas que ainda não conquistou o torneio.

Ao todo, serão quatro grandes jogos e, claro, quem passar irá disputar a grande final em dois jogos que serão realizados nos dias 7 de setembro e 12 de outubro, ambos na quinta-feira e feriados nacionais.

E que vença o melhor.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s