Exposição “O Navio de Emigrantes” no Metrô Santa Cruz

Vitrine Lasar Segall no Metrô Santa Cruz que traz reproduções de itens relacionados à obra “O Navio de Emigrantes”, de Lasar Segall. Foto: Jorge Almeida

A Estação Santa Cruz do Metrô apresenta na Vitrine Lasar Segall até a próxima segunda-feira, 31 de agosto, a exposição “O Navio de Emigrantes”, que traz reproduções de imagens de desenhos, fotografias, gravuras e da obra que é considerada um dos maiores tesouros do acervo do Museu Lasar Segall.

A mostra exibe, além dos desenhos de anotação, gravuras, esculturas, fotografias e documentos relacionados com esse tema e com o processo de criação do artista lituano Lasar Segall (1891-1957)

A vida do artista é marcada pelas constantes travessias e mudanças de direção. Aos 15 anos, deixou a cidade natal de Vilna, na Lituânia, para fazer a sua formação artística na Alemanha. Em 1912, Segall fez a sua primeira viagem ao Brasil. O percurso foi feito de navio e, a bordo de pequenos cadernos de desenho, ele registrou as experiências que viveu a bordo desses navios. Dessa forma, as cruzadas pelo Atlântico entre a Europa e a América do Sul, o inspiraram a retratar diferentes tipos humanos, a rotina dos marinheiros, os detalhes construtivos das embarcações, a experiência da imensidão do oceano em confronto com a fragilidade do destino humano.

Assim, suas lembranças, no final dos anos 1920, deu origem às séries Emigrantes e, ao longo da Segundo Guerra Mundial, à tela do “Navio de Emigrantes”, que foi realizada entre 1939 e 1941. A obra, grandiosa, é o cerne da mostra. Além da pintura, a exposição traz outros materiais relacionados ao tema e com o processo de criação de Lasar Segall.

SERVIÇO:
Exposição:
O Navio de Emigrantes
Onde: Estação Santa Cruz do Metrô (Linha 1-Azul) – Vitrine Lasar Segall – Rua Domingos de Morais, 2564
Quando: até 31/07/2017; de domingo a sexta-feira, das 4h40 à 0h16; sábados, das 4h40 à 1h
Quanto: entrada gratuita (a mostra está instalada antes das catracas da estação)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s