Exposição “SP_Rock_70_Imagem” na Praça das Artes

Obra que homenageia o rock brasileiro dos anos 1970 na Praça das Artes. Foto: Jorge Almeida

Dentre as inúmeras atrações que a Prefeitura de São Paulo realizou na cidade no “mês do rock” está a exposição “SP_Rock_70_Imagem”, que está em cartaz até o próximo dia 31 de julho, segunda-feira, que promove uma viagem através de fotografias de bandas e capas de discos clássicos dos anos 1970. A mostra contém registros de fotógrafos como Ana Arantes, Carlos Lyra, Antonio Freitas, Hermano Penna, Flavia Lobo, Vania Toledo e Mario Luiz Thompson, entre outros.

Na exposição, o público percebe como foram surgindo bandas e estilos que influenciaram fotógrafos e artistas plásticos e visuais. Pois, eles usavam e abusavam de suas câmeras, lentes, pincéis e telas para criarem suas imagens a partir dos sons que ouviam e retribuíam suas artes para as clássicas capas dos LPs.

No cenário paulista, Rita Lee, com o seu “tal de roque enrow”, juntamente com o Tutti-Frutti, Os Mutantes, Made In Brazil, Som Nosso de Cada Dia, Joelho de Porco, Terreno Baldio, Apokalypsis, entre outros. Além de outros grandes nomes de fora do Estado como Raul Seixas, O Terço, Novos Baianos, Sá, Rodrix & Guarabira, Odair Cabeça de Poeta, e outros mais.

Esses artistas. Influenciados pela música e obra dessas bandas e artistas mencionados acima, inventaram uma outra linguagem. Com o LP, os seus 30 centímetros quadrados da capa e da contracapa, eram mais mais que suficientes para uma expressão artística e com alcance infinitamente superior ao de uma galeria de arte. Assim, transformaram as capas desses ‘bolachões’ em verdadeiras obras-primas, que podiam virar pôsteres, novas embalagens e formatos, enfim, uma revolução foi criada.

A exposição contém cerca de 100 fotografias, além de capas de LPs e compactos clássicos do rock brasileiro, como “Novo Aeon” (1975), de Raul Seixas; “Fruto Proibido” (1975), de Rita Lee & Tutti Frutti; o ‘debut’ do Secos & Molhados, de 1973; e “Jack, O Estripador” (1976), do Made In Brazil.

SERVIÇO:
Exposição:
SP_Rock_70_Imagem
Onde: Praça das Artes – Avenida São João, 281 – Centro
Quando: até 31/07/2017; de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s