Exposição “Luzescrita” no Espaço Cultural Porto Seguro

“Fome de Sede” (2010), poema com caligrafia de Arnaldo Antunes e fotografia/montagem de Fernando Laszlo. Créditos: divulgação

O Espaço Cultural Porto Seguro apresenta até o próximo domingo, 30 de julho, a exposição “Luzescrita”, que contém cerca de 60 obras do trio Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo e Walter Silveira, que mostra entre vídeos, fotografias e instalações, transformações de poemas em imagens e versos de luz.

A poesia e a fotografia vêm da mesma origem, no grego, cujas palavras têm como significados “fazer” e “escritura da luz”, respectivamente. Na mostra, as duas ideias se aproximam e se expandem por meio do encontro desses artistas.

A partir desses conceitos, os artistas traduzem literalmente com obras escritas com luz por meio de materiais como pólvora, lâmpadas e metal e, em seguida, foram fotografadas.

De acordo com o curador Daniel Rangel, os artistas são híbridos, por natureza, e possuem trajetórias distintas, para além das artes visuais. Arnaldo Antunes, por exemplo, além de artista visual, é escritor, cantor e compositor. Já Walter Silveira é um dos pioneiros na videoarte no Brasil, além de possuir uma carreira individual no meio das artes, enquanto Fernando tem uma sólida carreira como fotógrafo.

Em meio aos destaques estão “Luz Preta” (2010), de Fernando Laszlo; “Fome de Sede” (foto), de 2004, um poema com caligrafia de Arnaldo Antunes e fotografia/montagem de Fernando Laszlo; “Luz” (1992), um vídeo de Arnaldo Antunes, Celia Catunda, Kiko Mistrorigo e Zaba Moreau; “Sol to do solo” (2017), de Arnaldo Antunes; e “Luzescrita” (2003), poema de Walter Silveira e fotografia/montagem de Fernando Laszlo.

SERVIÇO:
Exposição:
Luzescrita
Onde: Espaço Cultural Porto Seguro – Alameda Barão de Piracicaba, 610 – Campos Elíseos
Quando: até 30/07/2017; de terça a sábado, das 10h às 19h; domingos, das 10h às 17h
Quanto: entrada gratuita (vans gratuitas fazem o transporte de ida e volta da Estação da Luz – na saída Praça da Luz e Rua José Paulino)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s