Exposição “O Anjo Exterminador” na Pinacoteca do Estado

Vista da clássica obra de Nelson Leiner no Octógono da Pinacoteca do Estado. Foto: Jorge Almeida

A Pinacoteca do Estado de São Paulo está com a exposição “O Anjo Exterminador” em exibição até o próximo dia 31 de julho, segunda-feira. Na verdade, trata-se de uma obra criada em 1984 por Nelson Leirner que foi remontada em 2014 e que junta centenas de estatuetas e bibelôs alinhados em dois grupos posicionados um de frente para o outro e separado por uma ponte.

Instalada no Octógono do prédio do museu, a obra faz referência ao filme homônimo do espanhol Luis Buñuel, em que casais de amigos da aristocracia espanhola se encontram para um jantar na casa de um deles e, a partir de então, sem uma explanação para tal, o grupo se encontrou preso na sala de jantar por dias.

O conceito da sociedade de estamentos, ou seja, que não permite romper os limites, ou que reflete firmemente distinções entre grupos de pessoas, é o que em comum entre o filme do cineasta espanhol e a obra do artista brasileiro.

O trabalho de Leirner é também um dos primeiros em que o artista lança mão desse procedimento de acúmulo e distribuição de pequenas esculturas, em uma cena que lembra uma procissão, uma marcha, um desfile. Depois disso, vieram instalações como “O Grande Combate” (1985) e “O Grande Enterro” (1986). Essa é uma das 13 obras de Leirner que pertencem ao acervo da Pinacoteca.

SERVIÇO:
Exposição:
O Anjo Exterminador
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da Luz, 2
Quando: até 31/07/2017; de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h)
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita aos sábados; pessoas abaixo de dez anos e acima de 60 anos não pagam

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s