Exposição “Nova Fotografia | Bazares” no MIS

Vista parcial da exposição “Nova Fotografia | Bazares” no MIS. Foto: Jorge Almeida

O Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta a exposição “Nova Fotografia | Bazares” em cartaz até o próximo domingo, 23 de julho, e traz dez imagens realizadas nos últimos oito anos por Silvio Piesco em viagens realizadas por países como Etiópia, Mianmar, Tailândia, China e Tibete.

O fotógrafo viajou por inúmeros viralejos e tribos ao longo do Vale do Rio Omo, visitou Adis Abeba, capital da Etiópia, além dos locais citados no continente asiático. Em cada lugar que passara, captou imagens de dezenas de bazares e feiras.

A mostra exibe uma seleção de registros feitos ao longo de quase uma década e gira em torno das narrativas e expressões culturais manifestadas nestes ambientes de intercâmbio comercial e local de encontro de variados grupos sociais. No cenário típico do cotidiano desses estabelecimentos comerciais de remotas regiões africanas e asiáticas, o artista permite uma imergência de costumes distantes das visões dos brasileiros.

O fotógrafo confessa que o choque cultural sempre o fascinou, e isso o influenciou em visar ir para locais onde as culturas locais sofrem menor influência da cultura de massa, e os mercados são admiráveis fontes de cultura local, pois é nele que se vê de perto como é a rotina dessas pessoas.

Entre os locais clicados por Piesco, por exemplo, estão Zanzibar (Tanzânia, onde nasceu o lendário Freddie Mercury), Kyaing Tong (Mianmar), Bahir Dar (Etiópia) e Kashgar (China).

Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

SERVIÇO:
Exposição: Nova Fotografia | Bazares
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
Quando: até 23/07/2017; de terça a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h
Quanto: entrada gratuita (espaço nicho)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s