Exposição “TOHOKU – Através do Olhar dos Fotógrafos Japoneses” no CCSP

Fotografia de Masaru Tatsuki em exibição no Centro Cultural São Paulo. Créditos: divulgação

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) promove até a próxima quarta-feira, 12 de julho, a exposição “TOHOKU – Através do Olhar dos Fotógrafos Japoneses” que reúne cerca de 120 registros fotográficos de Tohoku, região do arquipélago japonês dividida em seis províncias: Akita, Aomori, Fukushima, Iwate, Miyagi e Yamagata.

Situado ao nordeste de Honshu, a maior ilha do arquipélago japonês, Tohoku, apesar de ter um clima bastante frio, é privilegiado de ambiente natural de beleza, em que mares, montanhas, florestas e rios são abundantes, e é o centro da cultura Jomon, que foi um dos primeiros povos a habitar o Japão, isso em torno de 15 e 30 mil anos atrás.

Em março de 2011 a região foi notícia no mundo inteiro por conta de um abalo sísmico de magnitude 9.0 que assolou o Japão, onde as imediações de Tohoku foi uma das mais afetadas, deixando cerca de 20 mil pessoas mortas ou desaparecidas. Em seguida, ainda veio outra catástrofe: o acidente nuclear na Usina Nuclear de Fukushima.

A mostra vai além das lembranças da catástrofe e, por meio das lentes de nove fotógrafos e de um grupo de fotógrafos, apresenta ao público belíssimas paisagens naturais e importantes registros da herança da cultura Jomon.

As fotografias tiradas na década de 1940 estão ao lado de registros recentes para, dessa forma, mostrar as perspectivas pessoais dos fotógrafos, que representam passado, presente e o futuro, depositando aspectos encantadores de Tohoku para o mundo.

Entre os destaques estão as oito lambda Print com cerca de 160 fotografias em tamanhos reduzidos do Sendai Collection, grupo de fotógrafos que vive em Sendai; “(Prunus sargentu) in the Mist” (2010), de Meiki Lin; e “Female Dancers At The Tachinepula Festival August 2010, Goshogawara, Aomori” (foto), de Masaru Tatsuki.

SERVIÇO:
Exposição:
TOHOKU – Através do Olhar dos Fotógrafos Japoneses
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Quando: até 12/07/2017; de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s