Exposição “1888” no Museu Afro Brasil

Vista parcial da instalação “1888”, do artista plástico FErrão, em exposição no Museu Afro Brasil. Foto: Isis Naura

O Museu Afro Brasil está com a exposição “1888” em cartaz até o próximo domingo, 9 de julho. A mostra traz a instalação do artista Jeferson Ferrão, que consiste em 1200 imagens que exibem retratos feitos em manifestações religiosas do sul de Minas Gerais e suas relações entre escravidão e religiosidade. O nome da exposição é referente ao ano da abolição oficial da escravidão no Brasil.

A exposição, que abriu justamente no dia 13 de maio, data oficial da abolição da escravatura, além dos retratos apresenta também 14 esculturas em ferro, pedra e madeira e uma feita em ferro medindo 3,30 e 25 pedras envoltas em ferro, número este definido a partir da somatória dos quatro dígitos do ano de 1888 (1+8+8+8), que estão distribuídas pelo chão e que representam o homem e as ferragens usadas no aprisionamento dos escravos.

O curador da exposição, Emanoel Araújo, descreve a instalação de Ferrão como “uma espécie de altar, de Peji, louvando o que deve ser louvado. Uma grande metáfora que traz no seu interior as oferendas, como o terno ou a procissão do Congo, do Afoxé, do Maracatu, da Calunga, que têm o feitiço, a salvação e a memória de seu povo”.

Nas outras paredes do espaço expositivo, há oratórios que se destacam por simbolizar sete orixás. Esses materiais foram criados com reciclagem de caixas de papelão revestidas com tecidos e resina, pintadas de preto. Em seu interior foram colocados diversos materiais encontrados no cotidiano que fazem alusão ao consumo e ao sincretismo religioso.

SERVIÇO:
Exposição:
1888
Onde: Museu Afro Brasil – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – portão 10 – Parque Ibirapuera
Quando: até 09/07/2017; de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h)
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita aos sábados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s