Exposição “Geometria Afro-brasileira e Africana” no Museu Afro Brasil

“Saias envelope” em exibição no Museu Afro Brasil. Foto: Isis Naura

O Museu Afro Brasil realiza até o próximo dia 9 de julho, domingo, a exposição “Geometria Afro-brasileira e Africana”, que trazem obras que congregam a modernidade e a ancestralidade de artistas afro-brasileiros como Rubem Valentim e Owusu-Ankomah.

Para o curador da mostra (e do museu) Emanoel Araújo, a “geometria talvez seja a forma mais antiga de representação plástica manifestada pelas culturas ao longo do tempo”, e que vem desde os desenhos rupestres até as pinturas corporais dos povos africanos e indígenas.

A exposição exibe mais de 200 obras, entre esculturas, pinturas, gravuras, instrumentos, cartazes, máscaras e outras produções artísticas de nomes como Almir Mavignier, Edival Ramosa, Jorge dos Anjos, Washington Silveira e Rommulo Conceição, entre outros.

Na mostra, é nítido de que a geometria tem identificação com a arte africana, ela está embutida no corpo nas variadas manifestações artísticas, desenhadas em máscaras e pinturas corporais, em tecidos e ainda em finas cascas de árvores dos Bambuti do Congo.

Entre os destaques está uma linda pintura de Owusu-Ankomah, que também esteve presente na exposição “Africa Africans” no mesmo Museu Afro Brasil em 2015; as saias envelope (foto), feitas com fibra vegetal (sáfia), confeccionada pelo Povo Kuba, do Congo; as Tapas, composta de entrecasca vegetal e tinta, do Povo MButi, também do Congo; e a “Esteira de borracha e aço recortada” (2005), de Jorge Luiz dos Santos.

SERVIÇO:
Exposição: Geometria Afro-brasileira e Africana
Onde: Museu Afro Brasil – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – portão 10 – Parque Ibirapuera
Quando: até 09/07/2017; de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h)
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita aos sábados

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s