Alemanha: campeã da UEFA Euro sub-21 2017

Jogadores alemães erguem a taça da UEFA Euro sub-21, em Cracóvia, na Polônia. Foto: AFP

Com o gol de Weiser, aos 39 minutos do primeiro tempo, a Alemanha derrotou a Espanha por 1 a 0 no Estádio de Cracóvia, na Polônia, nesta sexta-feira (30), e conquistou o título da UEFA Euro sub-21. Essa foi a segunda conquista do Nationaleif no torneio, a primeira havia sido em 2009.

A Alemanha começou melhor no jogo e, com menos de dez minutos, criou duas ótimas chances, com direito a uma bola no travessão de Arrizabalaga. A primeira oportunidade da Espanha veio aos dez. Ceballos cruzou da direita, Bellerín cabeceou e mandou à direita da meta alemã.

Os germânicos continuavam superiores na partida e chegaram com perigo em mais duas ocasiões. Aos 15, Gerhardt cruzou, Gnabry ajeitou no peito e bateu com a canhota à esquerda do gol espanhol. Cinco minutos depois, a seleção alemã cobrou falta pela esquerda, Gnabry tentou, a redonda bateu no marcador espanhol, o camisa 11 tentou novamente, mas chutou fraco para fácil defesa de Arrizabalaga.

A decisão seguiu com os alemães mantendo a posse da bola e buscando o gol, enquanto a Espanha, quando detentora da redonda, visava valorizar a troca de passes. Essa situação perdurou até os 39 minutos, quando saiu o gol da Alemanha.

O camisa 2 alemão, Toljan avançou pela direita e cruzou para Weiser, que se antecipou a Vallejo, para cabecear, encobrir Arrizabalaga e tirar o zero do placar em Cracóvia.

No segundo tempo, a Fúria veio para cima dos alemães e até a metade da etapa final mantinha mais posse, porém, não era efetiva nas conclusões. A melhor delas aconteceu aos 12 minutos com o artilheiro da competição, Saúl. O camisa 8 recebeu lançamento por cima, ajeitou no peito, limpou Kampf, dominou e finalizou, mas o arqueiro espalmou para escanteio.

Aos 15 minutos, a Espanha errou na saída de bola e Gnabry foi acionado na área e chutou para o goleiro Arrizabalaga defender com o pé. No lance seguinte, Kempf cabeceou e a bola tirou tinta da trave.

Os comandados de Stefan Kuntz neutralizaram o adversário e voltaram a manter a posse da bola, todavia, a Fúria ainda tivera pelo menos duas boas chances de gol. Aos 26, Ceballos arriscou de perto da grande área e a redonda passou à direita de Pollersbeck. Quatro minutos depois, Deulofeu, que estava sumido no jogo, chutou forte, a pelota desviou em Stark e saiu pela linha de fundo.

O jogo seguiu com a Espanha buscando o empate e a Alemanha demonstrando um eficiente esquema de marcação e praticamente fez com que seu goleiro não fosse muito exigido. E, assim, a decisão seguiu com a vantagem alemã até o fim do jogo, que terminou com vitória germânica pelo placar mínimo.

Alemanha e Espanha chegaram à decisão dessa UEFA Euro Sub-21 em situações completamente opostas. Enquanto os espanhóis fizeram uma campanha impecável, com 100% de aproveitamento, os alemães chegaram à final “aos trancos e barrancos”, pois vinham de uma derrota para a Itália na fase de grupos, se classificaram como o melhor segundo colocado no geral, nas semifinais derrotaram a Inglaterra nos pênaltis depois do empate no tempo normal. Com esses retrospectos, na teoria, a Fúria tinha um ligeiro favoritismo, mas a safra de bons jogadores dos Adlers pôs para escanteio isso e mostrou que, dentro de campo, estatística não faz diferença, souberam parar o adversário e, superiores na partida, fez o gol que valeu o título, o que foi merecido. E, para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, boa parte desses jogadores poderá repetir o sucesso da Alemanha, como a geração que conquistou o Mundial de 2014 no Brasil.

A seguir, o resumo da campanha do campeão e a ficha técnica da final.

Fase de Grupos (Grupo C):
18/06/2017 – Alemanha 2×0 República Tcheca – Stadion Cracovia, Cracóvia
21/06/2017 – Alemanha 3×0 Dinamarca – Stadion Miejski, Tychy
24/06/2017 – Itália 1×0 Alemanha – Stadion Miejski, Tychy
Semifinais:
27/06/2017 – Inglaterra (3)2×2(4) Alemanha – Tychy Stadium, Tychy
Final:
30/06/2017 – Alemanha 1×0 Espanha – Stadion Cracovia, Cracóvia

FICHA TÉCNICA: ALEMANHA 1×0 ESPANHA
Competição/fase:
UEFA Euro sub-21 – final (jogo único)
Local: Stadion Cracovia, Cracóvia, Polônia
Data: 30 de junho de 2017, sexta-feira – 15h35 (horário de Brasília)
Árbitro: Benoit Bastien (FRA)
Auxiliares: Micham Zakrani e Frédéric Maquette, ambos da França
Cartões Amarelos: Arnold, Haberer, Stark e Meyer (Alemanha); Saúl, Llorente e Vallejo (Espanha)
Gol: Weiser, aos 39 min do 1º tempo (1-0)
ALEMANHA: 12.Pollersbeck; 2.Toljan, 5.Stark, 15.Kempf e 3.Gerhardt; 19.Haberer (21.Kohr), 17.Weiser, 11.Gnabry, 7.Meyer e 10.Arnold; 22.Philipp (20.Öztunali). Técnico: Stefan Kuntz
ESPANHA: 1.Arrizabalaga; 2.Bellerín, 4.Meré, 5.Vallejo e 19.Jonny (3.Gayà); 8.Saúl Ñiguez, 6.Ceballos e 22.Llorente (9.Mayoral); 11.Asensio, 7.Deulofeu e 12.Sandro Ramírez (15.Williams). Técnico: Albert Celades López

Parabéns à Seleção Alemã de Futebol pelo título.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s