Exposição “Confluências – Transatlântica 10 Anos” no Sesc Vila Mariana

Uma das imagens da série “CEntro”, de Felipe Russo, em exposição no Sesc Vila Mariana. Créditos: divulgação

O Sesc Vila Mariana apresenta até o próximo dia 9 de julho, domingo, a exposição “Confluências – Transatlântica 10 Anos” que apresenta uma seleção de aproximadamente 90 fotografias de 22 autores de oito países entre todos os que participaram das leituras de portfólios durante essa década.

O projeto iniciou sua trajetória em 2008 como um fórum de fotografia e artes visuais lançado na Íbero-América. A concepção visava a importância de trabalhos de criadores  emergentes da América Latia e o seu encontro internacional, assim como a criação de redes de trabalho.

Ao longo desses dez anos, passaram pelo programa 2.240 pessoas, das quais 400 foram selecionadas para as leituras de portfólio e cem delas mostraram suas produções em Madrid nas edições do festival PHotoEspaña.

A exposição é uma mostra da grande variedade de temas, abordagens e interesses que movimentam os artistas e nos quais se amplia a criação fotográfica contemporânea. Se algo diferencia a fotografia atual é esse liga de olhares, temáticas e técnicas.

O público ao conferir as imagens da mostra, compreende porque a fotografia segue como uma importante ferramenta de denúncia – políticas, econômicas, sociais e afins – e também como um instrumento de importância de desejos de mundo possíveis, de questionamento e indagação sobre a memória.

A exposição também permite conferir fotografias de profissionais que abordam a violência e suas consequências, os problemas ambientais, a degradação das cidades, enquanto outros preferem uma linguagem mais lúdica e poética.

Entre os destaques estão “My Perro Rano. Crônicas da América Central” (2007-2010), conjunto de seis fotografias do mexicano Maurício Palos; “Centro” (foto), composta por quatro imagens do brasileiro Felipe Russo; e “A Vaca Atada” (2015-2015), constituída por quatro registros do argentino Santiago Hafford.

SERVIÇO:
Exposição:
Confluências – Transatlântica 10 Anos
Onde: Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana
Quando: até 09/07/2017; de terça a sexta-feira, das 7h às 21h; sábados, das 9h às 21h; domingos, das 9h às 18h30
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s