Exposição “Pedra no Céu: Arte e Arquitetura” no MuBE

Vista parcial da mostra em exibição no MuBE. Foto: Isis Naura

O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) realiza até o próximo domingo, 2 de julho, a exposição “Pedra no Céu: Arte e Arquitetura” que contém cerca de 60 obras que traçam um paralelo entre arte e arquitetura proposta no projeto do museu de autoria do premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Com curadoria de Cauê Alves e Guilherme Wisnik, a mostra exibe fotos, instalações, intervenções e esculturas que dialogam com a estrutura do prédio, incluindo maquete do MuBE pertencente ao MoMA, de Nova York.

O termo que dá título à mostra – “Pedra no Céu” – é uma referência ao que o arquiteto Paulo Mendes da Rocha faz sobre o plano horizontal, de concreto armado, da marquise que pousa sobre dois apoios e faz parecer flutuar o vão de 60 x 12 metros.

Um dos propósitos da mostra é marcar os vínculos entre arte e o legado da arquitetura bruta de São Paulo, além de explorar a relação entre o museu e a produção contemporânea, seja a partir de afrontes ou de conformidades.

Na área externa do museu estão expostas cinco obras, entre elas, “Terra”, de Carmela Gross, que está escrita em cima da marquise do museu e que só pode ser vista de cima, no ar, uma vez que dela, em terra, só podemos identificá-la por uma intensa luz azul que sai da marquise. A obra faz referência à célebre frase do astronauta Yuri Gagarin: “a Terra é azul”.

No espaço interno, destaques para “Espelho Cego” (1970/2008), obra composta de madeira, massa de calafate e letras de metal em relevo, de Cildo Meireles; e “El Avion” (2011), composta por fibra de vidro, estrutura de metal e vídeo, de Leandro Erlich.

SERVIÇO:
Exposição:
Pedra No Céu: Arte e Arquitetura
Onde: Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) – Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa
Quando: até 02/07/2017; de terça a domingo, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s