Exposição homenageia Cícero Dias no Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) promove até a próxima segunda-feira, 3 de julho, a exposição “Cícero Dias | Um Percurso Poético 1907-2003”, que homenageia o pintor pernambucano Cícero Dias (1907-2003). A mostra, que é itinerante, apresenta cerca de 120 obras de um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX.

Com uma trajetória reconhecida internacionalmente, Antônio Cícero apareceu no cenário artístico nacional, em 1928, até o seu falecimento em 2003. E, desde sempre, em sua longa e produtiva carreira, manteve-se fiel ao seu próprio estilo, ousando sempre que lhe fosse possível, sem medo das críticas. Ainda em 1937, mudou-se para Paris, onde viveu até o fim de sua vida. E, na Cidade-luz, integrou a vanguarda artística europeia. Não foi à toa que o crítico de arte francês André Salmon o chamou de “selvagem esplendidamente civilizado” quando Cícero realizou a sua primeira exposição na capital francesa em 1938.

Além das pinturas e desenhos, a mostra também contextualiza a história do artista evidenciando sua relação com poetas e intelectuais brasileiros, e sua participação no circuito de arte europeu, através de fac-símiles de cartas, textos, documentos (como certidão de nascimento, por exemplo) e fotos trocadas com Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, Murilo Mendes, José Lins do Rego, Mário Pedrosa, Pierre Restany, Paul Éluard, Roland Penrose, Pablo Picasso, Alexander Calder, entre outros.

Com curadoria de Denise Mattar, a mostra está instalada em quatro andares do edifício (do terceiro ao subsolo) e organizada em três núcleos: Brasil, Europa e Paris, cada um deles dividido em segmentos.

Entre os destaques estão “Bagunça” (1928), uma aquarela sobre papel; uma obra “Sem Título”, um óleo sobre tela da década de 1970; “Multiplicidade” (1944), um óleo sobre placa de madeira aglomerada; e a reprodução do “Mural para a sede do Conselho Econômico do Estado de Pernambuco” (1948).

SERVIÇO:
Exposição:
Cícero Dias | Um Percurso Poético 1907-2003
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Quando: até 03/07/2017; de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h
Quanto: entrada gratuita. Visitação com hora agendada pelo site http://www.ingressorapido.com.br, pelo aplicativo da Ingresso Rápido (IOS ou Android) ou na bilheteria. www.bb.com.br/cultura

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s