Exposição “Meus Caros Amigos – Augusto Boal – Cartas do Exílio” no Sesc Vila Mariana

Espaço expositivo da mostra sobre o dramaturgo Augusto Boel no Sesc Vila Mariana. Foto: Jorge Almeida

O Sesc Vila Mariana promove até o próximo domingo, 25 de junho, a exposição “Meus Caros Amigos – Augusto Boal – Cartas do Exílio”, que apresenta documentos, fotografias, correspondências e vídeos sobre o dramaturgo Augusto Boal (1931-2009), o criador do Teatro do Oprimido.

A mostra traz correspondências trocadas entre Augusto Boal e seus companheiros durante os anos de exílio político, de 1971 e 1986, como o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda e a atriz Fernanda Montenegro.

Considerado uma das principais lideranças do Teatro de Arena de São Paulo, na década de 1960, Boal criou o Teatro do Oprimido, que ganhou notoriedade internacional ao conciliar arte e ação social. O dramaturgo foi preso e exilado pelo Regime Militar que imperava no Brasil em 1971. E é justamente essa época que a exposição retrata.

A exposição exibe ainda cerca de 60 fotografias de Augusto Boal, inclusive com amigos como o próprio Chico Buarque, documentos como passaportes, livros e vídeos, como os depoimentos feitos pela viúva Cecília Boral, o filho Fabian Boal e os amigos já citados.

A mostra traz o nome de um dos álbuns mais marcantes da MPB, o clássico “Meus Caros Amigos” (1976), de Chico Buarque. O título do álbum veio de uma canção inspirada do cantor para com o amigo intitulada “Meu Caro Amigo”, cujo áudio pode ser apreciado na exposição em uma versão gravada em fita cassete por Chico na companhia de Francis Hime no piano e que foi enviada a Boal.

Além disso, complementam a mostra sete cartazes e também alguns livros que podem ser conferidos. Mas o destaque da exposição é o espaço destinado às troca de correspondências entre Chico Buarque e Augusto Boal, incluindo o material relacionado ao álbum de 1976.

SERVIÇO:
Exposição: Meus Caros Amigos – Augusto Boal – Cartas do Exílio
Onde: Sesc Vila Mariana – atrium (1º andar) – Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana
Quando: até 25/06/2017; de terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, das 10h às 20h30; domingos, das 10h às 18h30
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s