Exposição “Retrato – Território da Fotografia” no MAB-FAAP

Exposição traz cerca de 130 imagens do acervo do MAB-FAAP. Foto: Jorge Almeida19

O Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP) exibe até o próximo domingo, 25 de junho, a exposição “Retrato – Território da Fotografia”, que traz cerca de 130 imagens de fotógrafos nacionais e internacionais. A mostra tem como intuito apreciar o retrato, a espécie mais conhecida da fotografia, partindo de uma seleção de registros que pertencem ao acervo da instituição. A curadoria é do professor Rubens Fernandes Junior.

A mostra inicia com um recorte histórico em que são lançados obras fotográficas do século XIX e início do século XX. E ela é apresentada em subtemas, como “Clássicos”, “Cultura Pop”, “Moda”, “Artes Visuais”, “O Corpo” e “Retratos em Grupos”.

Na área destinada aos “Clássicos”, por exemplo, há imagens dos franceses Pierre Verger e Jean Moral, do alemão Horst P. Horst, e do brasileiro German Lorca, considerado um dos pioneiros da fotografia moderna no Brasil. No espaço dedicado à “Moda” nomes como Erwin Blumenfeld, que já teve trabalhos exibidos no local em 2014, e Bob Wolfenson (que também já expôs no museu) marcam presença.

No setor de “Cultura Pop”, há registros feitos por Bob Gruen e Iolanda Huzak. Já em “O Corpo”, traz produções de J.R. Duran, Klaus Mittleldorf e Tripolli. Enquanto isso em “Artes Visuais”, trabalhos de Juan Esteves e de Miro podem ser conferidos. No subtema “Grupos”, os fotógrafos Pierre Verger e Mario Testino ganham destaque.

Entre os destaques estão as clássicas fotos de Bob Gruen – “John Lennon” (1974) – e de Iolanda Huzak – “Luiz Gongaza” (1972).

Além disso, a exposição traz quatro vitrines com retratos formais e com suportes históricos para fotografia, como os daguerreóticos.

SERVIÇO:
Exposição: Retrato – Território da Fotografia
Onde: Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP) – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Quando: até 25/06/2017; segunda e de quarta a sexta-feira, das 10h às 18h (com permanência até às 19h); sábados e domingos, das 10h às 17h (com permanência até às 18h); fechado às terças-feiras
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s