Conmebol define confrontos de Libertadores e Sulamericana em sorteio

Conmebol realizou o sorteio dos confrontos de suas competições nesta quarta-feira em sua sede, em Luque, no Paraguai. Créditos: conmebol.com

A Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) realizou na noite desta quarta-feira (14) em sua sede, em Luque, no Paraguai, os sorteios dos confrontos de suas principais competições interclubes. Os duelos pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores da América e da segunda fase da Copa Sulamericana. Em ambos os sorteios, os times do pote 2 farão o primeiro jogo em casa e decidirão fora. Além disso, no evento ficou definido o chaveamento dos dois torneios até as suas respectivas finais.

O primeiro sorteio foi para os confrontos da segunda fase da Copa Sulamericana. As 32 equipes que seguem no torneio foram divididas em dois potes. No pote 1 estavam os terceiros colocados da fase de grupos da atual edição da Libertadores, além de Olímpia e Junior Barranquila – os melhores colocados da terceira fase da Libertadores (antes da fase de grupos) e os seis times de melhor campanha da primeira fase da Copa Sulamericana e no pote 2, as demais 16 equipes que avançaram na competição. Às 21h20, as equipes do pote 2 foram sendo sorteadas, ou seja, as que farão o primeiro jogo em casa e também a ordem do chaveamento. Depois da definição das 16 equipes desse pote, foram sorteadas os seus respectivos adversários do pote 1.

Assim, o jogo 1 será entre Racing, da Argentina (pote 2) contra o Independendiente de Medellín, da Colômbia (pote 1); o duelo 2 será de colombianos: Deportivo Cáli versus Júnior Barranquilla, e, assim por diante. Nas oitavas-de-final, o ganhador do jogo 1 pegará o vencedor do jogo 16, ou seja, Racing ou Independiente de Medellín enfrentará Patriotas, da Colômbia, ou Corinthians.

Quem levar a melhor no jogo 2, disputado entre os dois colombianos, pegará na fase seguinte quem levar a melhor entre Cerro Porteño e Boston Ríver – jogo 15.

O jogo 3 será uma reedição de um confronto que ocorreu nas oitavas-de-final de 2016 da mesma Copa Sulamericana: Palestino e Flamengo. Na ocasião, a equipe chilena levou a melhor. Essa será a oportunidade de o rubronegro dar o troco. Quem passar dessa revanche, enfrentará o Defensa y Justicia, da Argentina, ou a atual campeã do torneio, a Chapecoense (jogo 14).

O Nacional Potosí, da Bolívia, e Estudiantes, da Argentina, farão o jogo 4. O ganhador desse embate pegará o vencedor do jogo 13, que será disputado pelos paraguaios Nacional e Olímpia.

O jogo 5 será entre o Independiente de Avellaneda e o Deportes Iquique. Quem passar encara nas oitavas o ganhador do jogo 12, que será disputado entre Oriente Petrolero, da Bolívia, e Atlético Tucumán, da Argentina.

O jogo 6 terá dois duelos entre Bolívar e a LDU de Quito e, quem vencer, encara na sequência quem triunfar o jogo 11, que poderá ser o Fluminense ou a Universidad Católica, do Equador.

Se, por ventura, a Ponte Preta passar pelo Sol de América no jogo 7, poderá fazer um duelo brasileiro nas oitavas-de-final contra o Sport Recife. Isso só será possível se o rubronegro pernambucano passar pelo Arsenal de Sarandí, da Argentina, no jogo 10.

E, finalmente, quem triunfar entre Fuerza Amarilla e Independiente de Santa Fé pelo jogo 8 irá duelar posteriormente contra Huracán ou Libertad, que farão o jogo 9.

Depois da definição dos duelos da Copa Sulamericana, a entidade promoveu o sorteio dos confrontos das oitavas-de-final da Copa Libertadores. Assim como foi na definição do chaveamento da outra competição, primeiro saíram a definição dos times do pote 2, logo, os vice-campeões de cada grupo, para, posteriormente, os times do pote 1, os campeões dos grupos e que farão o segundo jogo das oitavas-de-final em casa. Os jogos dessa fase foram definidos de A a H. O chaveamento das quartas-de-final ficou assim: AxH, BxG, CxF e DxE.

Assim, o jogo A será entre Guaraní, do Paraguai, contra o River Plate, da Argentina. Quem passar encara nas quartas-de-final o vencedor do jogo H, que será disputado entre Jorge Wilstermann, da Bolívia, e Atlético Mineiro.

O jogo B será um confronto brasileiro: Atlético Paranaense e Santos. O vitorioso desse duelo pegará na sequência Barcelona, do Equador, ou o Palmeiras, que farão o jogo G, logo, uma possibilidade de ter um clássico paulista nas quartas-de-final. Caso o alviverde passe o time equatoriano, já é certa a presença de um time brasileiro nas semifinais do torneio.

O Nacional, do Uruguai, fará dois embates contra o Botafogo pelo jogo C. O vencedor medirá forças nas quartas contra o ganhador do jogo F, que será feito entre Godoy Cruz e Grêmio, ou seja, outra oportunidade de ter um confronto brasileiro na sequência do torneio.

E o último chaveamento terá no jogo D, que será disputado entre Emelec, do Equador, e San Lorenzo, da Argentina, contra quem levar a melhor do confronto do jogo E, The Strongest, da Bolívia, ou Lanús, da Argentina.

Analisando os confrontos dos brasileiros na Libertadores, o Atlético Mineiro só enfrentará uma equipe do país na final do torneio. Se Palmeiras, Grêmio e Botafogo passarem para as quartas-de-final, é certo que o Brasil terá um representante na decisão do certame.

A seguir, as relações dos confrontos da Copa Sulamericana e da Copa Libertadores – as equipes do lado esquerdo são mandantes dos jogos de ida.

– Copa Sulamericana (segunda fase):
Jogo 1: Racing (ARG) x Independiente de Medellín (COL)
Jogo 2: Deportivo Cali (COL) x Junior Barranquilla (COL)
Jogo 3: Palestino (CHI) x Flamengo (BRA)
Jogo 4: Nacional Potosí (BOL) x Estudiantes (ARG)
Jogo 5: Independiente (ARG) x Deportes Iquique (CHI)
Jogo 6: Bolívar (BOL) x LDU de Quito (EQU)
Jogo 7: Ponte Preta (BRA) x Sol de América (PAR)
Jogo 8: Fuerza Amarilla (EQU) x Independiente de Santa Fé (COL)
Jogo 9: Huracán (ARG) x Libertad (PAR)
Jogo 10: Sport Recife (BRA) x Arsenal de Sarandí (ARG)
Jogo 11: Fluminense (BRA) x Universidad Católica (EQU)
Jogo 12: Oriente Petrolero (BOL) x Atlético Tucumán (ARG)
Jogo 13: Nacional (PAR) x Olímpia (PAR)
Jogo 14: Defensa y Justicia (ARG) x Chapecoense (BRA)
Jogo 15: Cerro Porteño (PAR) x Boston Ríver (URU)
Jogo 16: Patriotas (COL) x Corinthians (BRA)

– Copa Libertadores da América (oitavas-de-final):
Jogo A: Guaraní (PAR) x River Plate (ARG)
Jogo B: Atlético Paranaense (BRA) x Santos (BRA)
Jogo C: Nacional (URU) x Botafogo (BRA)
Jogo D: Emelec (EQU) x San Lorenzo (ARG)
Jogo E: The Strongest (BOL) x Lanús (ARG)
Jogo F: Godoy Cruz (ARG) x Grêmio (BRA)
Jogo G: Barcelona (EQU) x Palmeiras (BRA)
Jogo H: Jorge Wilstermann (BOL) x Atlético Mineiro (BRA)

Boa sorte aos participantes.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s