Exposição “God Save The Queen: Pesquisa Sobre Uma Vida Real” no Centro Brasileiro Britânico

“Majesty At The Palace” (2016), uma das obras de Felipe Oliveira Mello em exibição no Centro Brasileiro Britânico. Créditos: divulgação

A mostra “God Save The Queen: Pesquisa Sobre Uma Vida Real” está em cartaz até o próximo domingo, 18 de junho, no Centro Brasileiro Britânico, e contém 26 obras do artista Felipe Oliveira Mello, que apresentou a consequência da imersão da vida da monarca britânica Elizabeth II, com imagens que apresentam a trajetória da vida da rainha.

Para a elaboração dessa produção, o artista partiu sobre a reflexão da monarca a partir de “God Save The Queen”, canção da banda punk Sex Pistols lançada em 1977 e que se tornou uma espécie de hino para os jovens e para o mercado fonográfico londrino e, posteriormente, o mundo. Na ocasião, a música foi lançada durante as comemorações do Jubileu de Prata de ascensão de Elizabeth II ao trono, e foi considerada como uma resposta ao hino da Grã-Bretanha (que tem o mesmo nome da música dos punks) e à monarquia. Na época, a música causou polêmica por associar a monarquia a um “regime fascista” e dizer que na Inglaterra “não havia futuro”.

Os recursos plásticos e conceituais utilizados por Felipe para ajeitar as obras faz uso de intervenções de bordados e colagens, elementos que dialogam com a complexidade da história que existe em torno do nome Elizabeth II. Todas as imagens apresentadas na exposição foram escolhidas a partir de livros que registram a trajetória da rainha, desde seus primeiros meses de vida – ela nasceu em 21 de abril de 1926 – até seus noventa anos de idade.

Essas imagens, em razão da figura retratada e do longo período que elas cobrem – quase um século – tornam-se também registros da cultura inglesa, do modo de viver da monarquia e da sociedade que ela representa.

Entre as obras que merecem atenção estão “Majesty Shooting” e “Majesty At The Palace” (foto), ambas de 2016, feitas em bordado e encáustica sobre papel fotográfico.

A mostra faz parte da programação de artes visuais do 21º Cultura Inglesa Festival, que acontece entre os dias 28 de maio e 18 de junho em alguns pontos da cidade de São Paulo e com diversas atividades.

SERVIÇO:
Exposição:
God Save The Queen: Pesquisa Sobre Uma Vida Real
Onde: Centro Brasileiro Britânico – Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros
Quando: até 18/06/2017; de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados e domingos, das 10h às 16h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s