Inglaterra: campeã mundial sub-20

Jogadores da Inglaterra erguem a taça do Mundial Sub20 conquistado neste domingo. Foto: Jung Yeon-Je/AFP

Com um gol de Calvert-Lewin, a Inglaterra derrotou a Venezuela por 1 a 0 na inédita final da Copa do Mundo Sub-20 no Suwon World Cup, em Suwon, na Coreia do Sul, neste domingo (11), O título foi o primeiro conquistado pelo English Team desde a Copa do Mundo de 1966, considerando todas as categorias, em competições com chancela da FIFA.

As duas equipes chegaram invictas na decisão. A partida ficou equilibrada boa parte do primeiro tempo. Até que, aos 35, Cook cobrou falta e alçou a bola na área, Calvert-Lewin disputou no alto com a defesa, ficou com a sobra, chutou forte, o goleiro Fariñez fez grande defesa parcial e, no rebote, o próprio camisa 16 pegou o rebote para fazer o gol para os ingleses. Essa foi a principal oportunidade de gol da etapa inicial.

No começo da etapa final, as duas seleções tiveram oportunidade de gols. Aos 7, Cordova arriscou um belo chute no canto direito de Woodman, mas o arqueiro inglês fez grande defesa. Quatro minutos depois, Onomah fintou dois marcadores, invadiu a área e finalizou, mas o chute não saiu esperado e a redonda acertou o travessão de Fariñez.

A seleção vinotinto teve uma ótima oportunidade de empatar a decisão aos 30 minutos do segundo tempo. Clarke-Salter dividiu forte com Peñaranda dentro da área, o árbitro holandês Björn Kuipers, após consultar os vídeos, marcou penalidade para a Venezuela. Na cobrança, o próprio Peñaranda chutou no meio do gol e Woodman defendeu o tiro penal e a defesa afastou.

Assim, os sulamericanos tentaram pressionar enquanto os inventores do futebol se seguraram e tentavam partir em contragolpes. Mas o placar permaneceu inalterado no segundo tempo. Vitória inglesa por 1 a 0 e o primeiro título da Inglaterra na categoria, e o inédito vice-campeonato da Venezuela foi o melhor desempenho do país em competições organizadas pela FIFA.

Na disputa do terceiro lugar, a Itália bateu o Uruguai nos pênaltis por 3 a 1 depois de um empate sem gols no tempo normal.

A conquista dos ingleses foi a terceira do futebol europeu na competição criada em 1977. Antes da Inglaterra, a Sérvia (em 2015) e a França, em 2013 foram as outras duas seleções do Velho Continente a faturar o caneco. O melhor desempenho do English Team na competição antes do título foi um terceiro lugar na edição de 1993 do torneio. O maior vencedor do certame é a Argentina, com seis conquistas. O último sulamericano que levou a taça do Mundial sub20 foi o Brasil, em 2011, quando o torneio foi disputado na Colômbia.

A seguir, o resumo da campanha e a ficha técnica da final.

Primeira fase (Grupo A):
20/05/2017 – Argentina 0x3 Inglaterra – Jeonju
23/05/2017 – Inglaterra 1×1 Guiné – Jeonju
26/05/2017 – Inglaterra 1×0 Coreia do Sul – Suwon
Oitavas-de-final:
31/05/2017 – Inglaterra 2×1 Costa Rica – Jeonju
Quartas-de-final:
05/06/2017 – México 0x1 Inglaterra – Cheonan
Semifinais:
08/06/2017 – Itália 1×3 Inglaterra – Jeonju
Final:
11/06/2017 – Venezuela 0x1 Inglaterra – Suwon

FICHA TÉCNICA: VENEZUELA 0x1 INGLATERRA
Competição/fase: Copa do Mundo Sub-20 – final (jogo único)
Local: Suwon World Cup Stadium, Suwon, Coreia do Sul
Data: 11 de junho de 2017, domingo, 7h (horário de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra, ambos da Holanda
Cartões Amarelos: Velasquez (Venezuela); Tomori e Dowell (Inglaterra)
Gol: Calvert-Lewin, aos 35 min do 1º tempo (0-1)
VENEZUELA: 1.Fariñez; 20.Ronaldo Hernández, 4.Ferraresi, 2.Velasquez e 5.José Hernández; 19.Cordova (14.Sosa), 8.Herrera, 16.Lucena e 7.Peñaranda; 11.Chacón (10.Soltedo) e 9.Peña. Técnico: Rafael Dudamel
INGLATERRA: 1.Woodman; 2.Kenny, 5.Tomori, 6.Clarke-Salter e 14.Walker-Peters; 4.Cook, 10.Solanke, 7.Onomah e 11.Lookman (8.Maitlan-Niles); 16.Calvert-Lewin e 18.Dowell (19.Ojo). Técnico: Paul Simpson

Parabéns à Seleção Inglesa de Futebol pelo título.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s