Exposição “O Céu Ainda É Azul, Você Sabe…” no Instituto Tomie Ohtake

“Árvore de Pedidos” (1996-2017): uma das obras interativas de Yoko Ono no Instituto Tomie Ohtake. Foto: Jorge Almeida

O Instituto Tomie Ohtake exibe até o próximo domingo, 28 de maio, a exposição “O Céu Ainda É Azul, Você Sabe…” que faz uma retrospectiva que desponta a vasta e diversificada carreira da artista plástica japonesa radicada nos Estados Unidos Yoko Ono, que ganhou notoriedade tanto em sua terra natal quanto no Ocidente, onde tornou-se uma figura icônica da cultura pop e da arte contemporânea.

A produção de Yono é marcada pelo experimentalismo e, como artista de vanguarda, sua produção fora criada nas mais variadas formas de arte: textos, filmes, performances, instalações, arte sonora, happening, álbuns solo e outros com a Plastic Ono Band, além dos trabalhos feitos em parceria com o seu companheiro, o ex-beatle John Lennon (1940-1980).

Na exposição, é possível seguir sua produção pelos anos 60, 70, 80, até o presente, onde Yoko continua questionando de forma decisiva o conceito de arte e do objeto de arte, derrubando esses limites.

Os trabalhos presentes são experimentais nas quais abdica da dimensão material para enfatizar a palavra, a ideia e participação do público, inclusive, uma equipe do próprio Instituto Tomie Ohtake auxilia na participação do público.

A mostra traz as séries “Instruções”, que ratificam as narrativas que expressam a visão poética, crítica e social da artista, com trabalhos criados a partir de 1955, como “Lighting Piece / Peça de Acender” (1955): acenda um fósforo e assista até que se apague.

Além dessas, destaques também para a “Árvore de Pedidos” (foto), onde o visitante escreve um pedido em uma folha de papel e pendura em um galho da árvore; “Peça-Remendo” (1966-2017), que consiste em vários pedaços de porcelana quebrados e o público pode emendá-las da forma que quiser sob o conceito de “consertar o universo”; e “Pessoas Invisíveis” (2011-2017).

SERVIÇO:
Exposição: O Céu Ainda É Azul, Você Sabe…
Onde: Instituto Tomie Ohtake – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros
Quando: até 28/05/2017; de terça a domingo, das 11h às 20h
Quanto: R$ 12,00; R$ 6,00 (meia-entrada); entrada gratuita às terças-feiras

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s