Exposição “Revista Camera – A Fotografia dos Séculos XIX e XX” no MIS

Reproduções de capas da Revista Camera no MIS. Foto: Isis Naura

A mostra “Revista Camera – A Fotografia dos Séculos XIX e XX” segue em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS) até o próximo domingo, 28 de maio, e apresenta 219 registros de nomes importantes da fotografia, como Cartier-Bresson, Larry Clark, Eugène Atget, Aleksander Rodchenko, Sarah Moon, entre outros, que fizeram parte da conceituada revista de fotografia Camera.

As fotografias integram parte da coleção de Wulf Rössler, psiquiatra e professor da Universidade de Zurique, que adquiriu todo o acervo do fotógrafo Allan Porter, com cerca de 3.000 negativos, ampliações em papel fotográfico, cromos e papel japonês de vários fotógrafos que tiveram suas produções veiculadas durante o tempo em que esteve à frente como editor do periódico, entre 1966 e 1981. Na época que Rössler comprou o material, Porter passava por uma crise financeira.

Fundada em 1922, a revista teve suas atividades encerradas em 1981, mas voltou a ser publicada em 2013, em versões bilíngue (francês-inglês) com quatro edições.

De acordo com o então diretor-executivo do MIS, André Sturm, em 2016, Rössler procurou a instituição com uma sugestão em exibir o material, pois pensara que a coleção se enquadraria com o perfil do museu. Assim, uma parceria foi fechada: o MIS auxiliaria na higienização, catalogação e acondicionamento das fotografias, e ele cederia parte delas para a exposição.

A curadoria é do próprio Sturm em co-curadoria de Cristiane de Almeida e Talita Virgínia.

Vale conferir trabalhos como “Blind Woman”, Nova York (1916), de Paul Strand; uma série de cartões editados pela Galeria Die Brucks, em Viena, na Áustria, em 1976, de Les Krims; e “Albert Schweitzer” (1954), sem local específico, de Yoursuf Karsh.

A exposição faz parte do especial Maio Fotografia no MIS 2017, projeto anual da instituição dedicado exclusivamente à fotografia.

SERVIÇO:
Exposição:
Revista Camera – A Fotografia dos Séculos XIX e XX
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
Quando: até 28/05/2017; de terça a sábado, das 12h às 20h, domingo, das 11h às 19h (com permanência de até uma hora após o último horário)
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita às terças

Por Jorge Almeida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s