Exposição “Farida, Um Conto Sírio” no MIS

Mapa que ilustra a rota da jornada feita pela família Majid, que foi acompanhada pelo fotógrafo Maurício Lima. Foto: Isis Naura

Ainda como uma das atrações do Maio Fotografia do MIS está a mostra “Farida, Um Conto Sírio”, do fotógrafo Maurício Lima, que fica em cartaz até o próximo domingo, 28 de maio, e traz 33 imagens sobre a epopeia e a peregrinação da família Majid, que abandonou a cidade de Afrin, na Síria, e partiu cruzando fronteiras pela Europa até chegar na Suécia.

O nome que dá o título à exposição é alusão a um bebê que nasceu em Karlstad, no interior da Suécia, depois de todas as adversidades físicas e emocionais de seus progenitores, que representaram os mais de cinco milhões de refugiados sírios e que enfrentaram quase dois meses atravessando países para fugir da guerra que assola o país. Este ensaio fotográfico dos refugiados em busca de asilo no Velho Mundo rendeu ao fotógrafo o Prêmio Pulitzer em 2016, tornando-se o único brasileiro a receber a prestigiosa e reconhecida honraria, que reconhece os principais trabalhos publicados nos EUA nas áreas da literatura, jornalismo, fotografia e música.

Desde 2003, quando houve a invasão dos Estados Unidos ao Iraque, Maurício Lima vem registrando por meio de suas lentes as consequências das populações afetas pelos confrontos. Em 2015, passou 38 dias entre o norte da Síria e o Iraque, após passar por fronteiras por onde os refugos passaram durante a fuga: Turquia, Grécia, Bulgária, Macedônia, Sérvia, Croácia e Hungria; e os destinos ou rotas, como Alemanha, Áustria, Suécia e Noruega. Por todos esses lugares, Lima passou entre uma e duas semanas ao longo de seis meses.

As imagens de Maurício retratam os altos e baixos emocionais dos refugiados na esperança de encontrar um lugar onde possam viver em paz, com dignidade e respeito. Ao longo do período em que registrava essa saga, Mauricio compreendeu que devia humanizar o acontecimento calamitoso e quis se chegar de uma família e fotografar suas provações intensas até o exílio. Ele se juntou com a família Majid, que repousava em uma barraca em uma praça de Belgrado, na Sérvia. Durante 29 dias, o fotógrafo compartilhou da vida deles, os perigos e as dificuldades para ir da Sérvia à Suécia.

A exposição é co-realizada pelo MIS e pela DOC Galeria|Escritório de Fotografia e tem a curadoria assinada pela alemã Elisabeth Biondi.

O paulistano Maurício Lima é um fotógrafo documental independente. Ao longo de mais de uma década vem se destacando ao documentar a vida de pessoas afetadas pelas crises sociais e conflitos armados. Já teve trabalhos realizados em países como Afeganistão, Ucrânia, Líbia, Portugal, Iraque e, claro, o Brasil. Parte de sua produção tem sido publicada em veículos como o The New York Times.

Detentor de inúmeros prêmios, sendo muitos internacionais, Maurício Lima ganhou entre eles, além do citado Pulitzer Prize, Press Photo, em duas ocasiões, quatro vezes o Pictures of the Year International, entre outros, além de ter sido um dos idealizadores do FotoProtestoSP, um coletivo que atraiu cerca de 20 fotógrafos, que tinham como foco disseminar a importância dos protestos de rua, realizados em junho de 2013, como liberdade de expressão em uma sociedade democrática, por meio de grandes intervenções fotográficas nos muros públicos de São Paulo.

Entre os destaques estão: “Sonho Interrompido” (2015), registrado em Lesbos, na Grécia; e “Pôr do Sol” (2015), captado na fronteira entre Grécia e Macedônia.

SERVIÇO:
Exposição:
Farida, Um Conto Sírio
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
Quando: até 28/05/2017; de terça a sábado, das 12h às 20h, domingo, das 11h às 19h (com permanência de até uma hora após o último horário)
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita às terças

Por Jorge Almeida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s