Exposição “Liuba – Esculturas e Relevos” no Museu Lasar Segall

O Museu Lasar Segall está com a mostra “Liuba – Esculturas e Relevos” em cartaz até a próxima segunda-feira, 22 de maio, e traz um conjunto de obras produzidas entre os anos 1960 e 1980, enfatizando as peças da década de 1970.

As obras selecionadas para a mostra foram organizadas com o intuito de relacionar as características das obras e os espaços do museu e, dessa forma, as chamadas “esculturas verticais” predominam. Excetuando uma obra escultórica de Lasar Segall, exposta em 1991, essa foi a primeira mostra individual e retrospectiva de esculturas que o museu recebe em seus espaços.

Primeiramente figurativa, Liuba passa a atuar a partir dos anos 1960 uma complacente transformação formal, com isso a modelagem recebe, de modo progressivo, novos contornos e brotam “seres” e formas orgânicas, entre a figura e o abstrato, entre o real e o surreal. As peças são mais rústicas e irregulares apreciando o gestual e a expressividade.

Liuba está colocada na memória da escultura moderna seguindo arquétipos nos quais volumes, contornos, cheios e vazios e articulação rítmica dos planos são condicionantes para estabelecer seus conceitos e para sua formalização, e é considerada uma das pioneiras dentre as poucas artistas mulheres que se dedicaram à arte de esculpir.

SERVIÇO:
Exposição:
Liuba – Esculturas e Relevos
Onde: Museu Lasar Segall – Rua Berta, 111 – Vila Mariana
Quando: até 22/05/2017; de quarta a segunda, das 11h às 19h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s