Começa hoje o Campeonato Brasileiro 2017

Campeonato Brasileiro Série A começa neste sábado (13)

Depois da festa com os campeões dos principais estaduais pelo Brasil no final de semana passado, neste sábado (13) começa a principal competição do futebol pentacampeão do mundo, o Campeonato Brasileiro. De hoje até o início de dezembro, 20 equipes de nove Estados buscam o título mais disputado do país ao longo de 38 rodadas. A rodada inaugural começa hoje com dois jogos: Corinthians e Chapecoense, na Arena Corinthians, e Flamengo e Atlético Mineiro, no Maracanã.

A novidade desta edição é a ausência do Internacional na Série A. Tricampeão do certame, o Colorado que até 2016 era uma das cinco equipes do Brasil que nunca havia disputado as divisões inferiores do futebol brasileiro, tentará voltar à elite pela Série B, que teve início ontem. O Estado de São Paulo é o que tem mais representantes: cinco equipes, enquanto o Nordeste é representado por três clubes e o Atlético Goianiense é o único participante da região Centro-Oeste.

Dos times participantes, 15 deles já sentiram o gostinho de ter sido campeão brasileiro na história. E, dentre os campeões, o Atlético Mineiro é o dono da maior fila de espera: 46 anos – a última (e única) conquista atleticana foi no longínquo ano de 1971.

Atual campeão brasileiro, o Palmeiras receberá o Vasco no Allianz Parque neste domingo (14). O destaque da equipe alviverde é o retorno do técnico Cuca. Enquanto isso, a equipe cruzmaltina, que retornou a elite este ano, tentará não decepcionar os seus torcedores neste Brasileiro e fazer uma campanha digna de sua grandeza.

Vencedor do último Campeonato Paulista, o Corinthians receberá em casa neste sábado (13) a Chapecoense. A equipe de Fábio Carille quer consolidar no certame que não é a “quarta força” do futebol paulista. Já a Chape, por sua vez, disputará o campeonato para se reerguer e pela honra e memória das vítimas do voo da Lamia, embora, o seu desempenho no Brasileirão será uma incógnita.

São Paulo e Cruzeiro farão o duelo dos dois maiores campeões brasileiros da era dos pontos corridos, mas que nesta temporada ambos decepcionaram seus torcedores com eliminações recentes em mata-mata. A partida acontecerá neste domingo, no Mineirão, em Belo Horizonte, e, apesar de a Raposa ter eliminado o Tricolor na Copa do Brasil recentemente, o hexacampeão brasileiro tem um vasto retrospecto favorável diante dos mineiros: 30 vitórias, 9 derrotas e 15 empates.

O Maracanã será o palco das estreias de Fluminense e Santos neste domingo às 11h. O Tricolor carioca e o Peixe não querem ser meros coadjuvantes no Brasileirão e ambos têm como triunfo a experiência de seus treinadores: Abel Braga, pelo Flu, e Dorival Jr., pela equipe da Baixada Santista.

Vice-campeã paulista, a Ponte Preta receberá o Sport Recife no Moisés Lucarelli no domingo. A Macaca campineira perdeu o seu principal jogador para o Internacional e acredita no bom trabalho de Gilson Kleina para figurar em uma boa colocação. Já o Leão da Ilha, campeão brasileiro de 1987, inicia a sua quinta competição simultânea e precisará de perna para fazer uma boa campanha. Além do campeonato nacional, o Sport está nas finais do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste, ainda disputa a Copa do Brasil e se classificou recentemente para as oitavas-de-final da Copa Sulamericana.

Flamengo e Atlético Mineiro farão o confronto dos campeões estaduais na estreia do Brasileiro. Finalistas da edição de 1980, as duas equipes são apontadas como favoritas a levar o caneco deste ano. O jogo acontecerá no Maracanã neste sábado. Enquanto o Fla conta com os talentos de Diego e do artilheiro Paolo Guerrero, o Galo tem como arma a dupla Robinho e Fred.

Único representante gaúcho no Brasileirão, o Grêmio receberá em casa o Botafogo. Com as atenções voltadas para a Copa Libertadores, as duas equipes poderão sofrer com os altos e baixos da tabela à medida em que a competição sulamericana for afunilando. A partida entre bicampeões brasileiros será às 19h de domingo.

Detentores de um título brasileiro cada, Bahia e Atlético Paranaense estreiam na competição na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 16h. Além do Brasileirão, os dois clubes estão com as atenções voltadas para outras competições paralelamente: a Copa do Brasil e Libertadores, caso do Furacão, e a Copa do Nordeste, no caso do Tricolor de Aço.

Avaí e Vitória fazem o único duelo que não envolve campeão brasileiro na rodada. As duas equipes se enfrentam na Ressacada, em Florianópolis, às 16h. Os dois times são cotados como candidatos a lutarem contra o rebaixamento.

E, finalmente, o Coritiba recebe no Couto Pereira o campeão da Série B de 2016, o Atlético Goianiense na única partida da rodada que será realizada na segunda-feira (15). O Coxa, motivado pelo título paranaense, espera não lutar contra o rebaixamento, como tem sido de praxe nos últimos anos. E o Dragão espera não disputar novamente a segunda divisão em 2018.

Lembrando que os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro garantem vaga na próxima Copa Libertadores da América – o número de classificados para competição sulamericana pode variar dependendo do desempenho dos clubes brasileiros na Libertadores e na Copa Sulamericana de 2017. E os quatro últimos colocados disputarão a Série B em 2018.

A seguir, as datas e os duelos da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2017.

Sábado (13/05):
16h: Flamengo x Atlético Mineiro – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
19h: Corinthians x Chapecoense – Arena Corinthians, São Paulo (SP)

Domingo (14/05):
11h: Fluminense x Santos – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
16h: Palmeiras x Vasco – Allianz Parque, São Paulo (SP)
16h: Cruzeiro x São Paulo – Mineirão, Belo Horizonte (MG)
16h: Ponte Preta x Sport – Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
16h: Bahia x Atlético Paranaense – Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
16h: Avaí x Vitória – Ressacada, Florianópolis (SC)
19h: Grêmio x Botafogo – Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

Segunda-feira (15/05):
20h: Coritiba x Atlético Goianiense – Couto Pereira, Curitiba (PR)

E que vença o melhor.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s