Exposição “In Natura” na Caixa Cultural

Foto de Jorge Bodanzky da série “Horizontes” (2014) em exposição na Caixa Cultural. Créditos: divulgação

A Caixa Cultural está com a exposição “In Natura” em cartaz até o próximo domingo, 14 de maio, e traz cerca de 30 registros do fotógrafo e cineasta Jorge Bodanzky, conhecido por sua produção de forte apelo social e ambiental.

A imagens que compõem a mostra fazem parte do mais recente projeto de Bodanzky em que ele retrata a natureza através de fotos captadas com a câmera fotográfica em movimento, sem qualquer manipulação posterior, mas sim a partir da fusão de elementos figurativos e abstratos.

O trabalho teve início das investigações formais em fotografia digital empreendidas pelo cineasta, que interessado pelas probabilidades sentis da fotografia digital, passou a direcionar a câmera para uma nova forma de retratar a natureza. E a série fotográfica que dá nome à exposição foi produzida em diversos lugares do Brasil, entre eles a Amazônia.

A produção de Jorge dialoga com o método do pintor alemão Gerhard Richter, que parte da fotografia para produzir pintura. No caso de Bodanzky, ele percorreu o caminho contrário: da pintura à fotografia. “A analogia com a pintura é proposital, pois a câmera é como o pincel”, disse o cineasta na abertura da mostra.

Em meio aos destaques estão “Rio Trombetas – Pará”, composta por cinco fotografias; “Horizontes” (foto), de 2014; e quatro fotos da série “In Natura”.

SERVIÇO:
Exposição:
In Natura
Onde: Caixa Cultural – Praça da Sé, 111 – Centro
Quando: até 14/05/2017; de terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s