Confiança: campeão sergipano de 2017

Confiança: campeão sergipano de 2017. Créditos: Confiança Oficial – @ad_confianca

Com um gol de pênalti convertido por Thiago Silvy, o Confiança venceu o Itabaiana no Estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana, por 1 a 0 na tarde deste sábado (6) e sagrou-se campeão sergipano pela 21ª vez em sua história. Como havia empatado o primeiro jogo em 0 a 0, o Dragão do Bairro Industrial precisava vencer para ficar com a taça. A novidade para essa decisão foi a presença de árbitros de fundo de gol, que foi feito por Eduardo de Santana e Thayslane de Melo.

A partida começou movimentada. O Confiança levou mais perigo com Tito, enquanto o Itabaiana ajustava o posicionamento do setor defensivo. A partida ficou mais equilibrada, mas os visitantes resolveram atacar mais e, aos 12, Álvaro cobrou falta fechada e a defesa tricolor mandou para escanteio. Depois, aos 14, o Gigante Operário chegou com um chute de fora da área com Flávio, mas a bola passou à direita da meta sem assustar Genivaldo. O Itabaiana respondeu dois minutos depois. André mandou na área, Heverton errou a cabeçada e Henrique saiu bem do gol para evitar o gol do time da casa.

O jogo seguiu chocho até os 29 quando o Dragão fez boa jogada pela direita, em seguida um cruzamento rasteiro e, antes de a redonda chegar em Rafael Vila, a zaga mandou para escanteio. No lance seguinte, Hércules fez jogada individual e finalizou, mas a bola desviou na defesa azulina e saiu pela linha de fundo. Aos 43, André Beleza cobrou falta pela lado direito do ataque, mas o meia chutou direto no gol e a esférica saiu pela linha de fundo, sem perigo para a meta de Henrique.

Precisando da vitória, o Confiança, na volta do intervalo, promoveu duas alterações: Flávio e Pedrinho deram lugares para Iago e Thiago Silvy, respectivamente. Ou seja, partiu para o tudo ou nada, uma vez que o empate dava o título para o Itabaiana. A primeira oportunidade na etapa final foi do Tremendão. Aos 6, Madona cruzou na área azulina, Macaíba cabeceou para o meio, Diego Neves não alcançou e desperdiçou uma boa chance para os anfitriões. Oito minutos depois, o Itabaiana tentou mais uma vez, primeiro com chute e depois de cabeça, mas a bola saiu pela linha de fundo. O Confiança respondeu aos 16. Cobrança de falta, a bola foi alçada na área para Gabriel cabecear para o meio da área e Genivaldo defender.

Aos 25, o lance que definiu o título. Thiago Silvy disputou dentro da área com Alexandre e o zagueiro do Itabaiana tocou com a mão na bola. O árbitro não titubeou e marcou penalidade para o Dragão. Tito, o batedor oficial do Confiança, abriu mão de cobrar a penalidade e deixou para o próprio Silvy cobrar. O atacante chutou bem no canto direito de Genivaldo, que foi até a bola, mas não conseguiu pegar: 1 a 0 para o Gigante Azulino.

Atrás no placar, o Itabaiana partiu para o abafa, seja com jogada aérea ou pedindo pênalti nas divididas dentro da área, mas o árbitro não marcou. E, para piorar a situação, Madona foi expulso após cometer falta e reclamar com o juiz. Aos 35, Iago fez jogada individual pela direita, bateu cruzado, mas ninguém de uniforme azul aproveitou o que poderia ter sido o segundo gol do Dragão. Em seguida, André Beleza cobrou falta visando o ângulo esquerdo, Henrique fez uma defesa sensacional e evitou o empate no Mendonção.

À medida que a partida se aproximava do fim, o Confiança tentou “cozinhar” o jogo e, obviamente, os jogadores do Itabaiana ficavam pilhados e, com isso, houve até confusão que terminou com a expulsão de Silvy. Com clima tenso no jogo, culminando com expulsões e confusão, a partida teve seis minutos de acréscimos. Depois do tumulto, a partida prosseguiu e Chapinha, que entrou no lugar de Zaquel, desperdiçou a última chance do Itabaiana de empatar a decisão. Mas, depois de 52 minutos, o árbitro Cláudio Francisco Lima e Silva determinou o final da partida. Itabaiana 0, Confiança 1 e, assim, o Dragão do Bairro Industrial conquistou novamente o Campeonato Sergipano.

O Confiança começou com mais volume de jogo e foi ligeiramente melhor nos momentos iniciais, porém, os dois clubes não criaram uma jogada de maior perigo. A partida seguiu com muitas faltas e pouca eficiência. Nos minutos finais, o Tricolor da Serra impôs mais velocidade e chegou mais ao gol do adversário, mas a equipe proletária se fechou bem na defesa. O primeiro tempo foi muito estudado pelas duas equipes e isso colaborou para as poucas chances de gols das duas equipes. O zero a zero estava justo. No segundo tempo, o Confiança estava disposto em buscar a vitória ao colocar Iago e Thiago Silvy para dar mais mobilidade ao seu ataque. O adversário poderia tirar proveito disso para explorar os contra-ataques. Contudo, as equipes continuavam ineficientes nas finalizações. Tanto que o título foi decidido no detalhe: uma cobrança de pênalti convertida por Thiago Silvy que, assim como foi diante do Sergipe ao fazer o gol que classificou sua equipe, o atacante foi decisivo mais uma vez.

Por terem disputado a decisão do campeonato estadual, os dois clubes garantiram vaga na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste de 2018. Agora, ambos vão focar no Campeonato Brasileiro. O Confiança receberá o Salgueiro em casa pela Série C no próximo dia 15, enquanto o Itabaiana enfrentará o Fluminense de Feira no Etelvino Mendonça no dia 21 de maio pela Série D.

A seguir, o resumo da campanha e a ficha técnica da final.

Data – Jogo – Local:
Primeira fase:
16/01/2017 – Confiança 3×0 Botafogo (SE) – Batistão, Aracaju
22/01/2017 – Boca Júnior 0x1 Confiança – Francão, Estância
29/01/2017 – Confiança 0x0 Itabaiana – Batistão, Aracaju
04/02/2017 – Dorense 0x0 Confiança – Ariston Azevedo, Nossa Senhora das Dores
13/02/2017 – Confiança 4×1 Lagartense – Batistão, Aracaju
23/02/2017 – Frei Paulistano 0x1 Confiança – Municipal, Frei Paulo
19/02/2017 – Sergipe 1×2 Confiança – Batistão, Aracaju
02/03/2017 – Confiança 3×1 Amadense – Batistão, Aracaju
05/03/2017 – Estanciano 1×2 Confiança – Francão, Estância
Segunda fase:
11/03/2017 – Frei Paulistano 1×1 Confiança – Municipal, Frei Paulo
15/03/2017 – Confiança 0x1 Itabaiana – Batistão, Aracaju
19/03/2017 – Sergipe 2×2 Confiança – Batistão, Aracaju
25/03/2017 – Amadense 1×2 Confiança – Brejeirão, Tobias Barreto
06/04/2017 – Confiança 2×1 Boca Júnior – Batistão, Aracaju
09/04/2017 – Boca Júnior 2×4 Confiança, Francão, Estância
13/04/2017 – Confiança 0x1 Amadense – Batistão, Aracaju
16/04/2017 – Confiança 3×2 Sergipe – Batistão, Aracaju
19/04/2017 – Itabaiana 1×2 Confiança – Etelvino Mendonça, Itabaiana
25/04/2017 – Confiança 4×2 Frei Paulistano – Batistão, Aracaju
Final:
29/04/2017 – Confiança 1×1 Itabaiana – Batistão, Aracaju
06/05/2017 – Itabaiana 0x1 Confiança – Etelvino Mendonça, Itabaiana

FICHA TÉCNICA: ITABAIANA 0x1 CONFIANÇA
Competição/fase: Campeonato Sergipano 2017 – final (2º jogo)
Local: Estádio Etelvino Mendonça, Itabaiana (SE)
Data: 06 de maio de 2017, sábado – 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva
Assistentes: Cleriston Clay Barreto e Vaneide Gois
Cartões Amarelos: Madona (2), Hércules e Genivaldo (Itabaiana); Gabriel, Jardel e Thiago Silvy (2)
Cartões Vermelhos: Madona (Itabaiana); Thiago Silvy (Confiança)
Gol: Thiago Silvy (pênalti), aos 25 min do 2º tempo (0-1)
ITABAIANA: 1.Genivaldo; 2.Magno, 3.Alexandre, 4.Heverton e 6.Janilson; 5.Zaquel (18.Chapinha), 10.André Beleza e 8.Hércules (Thomas Anderson); 11.Geovane (21.Fabinho Cambalhota), 9.Diego Neves e 11.Paulinho Macaíba. Técnico: Ailton Silva
CONFIANÇA: 1.Henrique; 2.Felipe Cordeiro, 3.Gabriel, 4.Anderson e 6.Pedrinho (Thiago Silvy); 5.Jardel, 8.Flávio (Iago) e 10.Rafael Vila; 7.Everton Santos, 11.Álvaro e 9.Tito. Técnico: Leandro Sena

Parabéns à Associação Desportiva Confiança pelo título.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s