Sinopse de “Iron Maiden: Run To The Hills – Uma Biografia Autorizada”, de Mick Wall

Obra de Mick Wall que conta a história do Iron Maiden

A biografia escrita pelo jornalista Mick Wall, intitulada “Iron Maiden: Run to the Hills, the Authorised Biography” foi lançada originalmente em 1998 e, dezesseis anos depois, ganhou uma terceira edição. No Brasil, a obra saiu em 2004 pela editora Generable com o óbvio título “Iron Maiden: Run To The Hill – A Biografia Autorizada”. E tem aborda a história daquela que é considerada uma das maiores (se não for a maior) banda de Heavy Metal: Iron Maiden.

A publicação apresenta a “Donzela” desde seus primórdios, quando o jovem Steve Harris, um ex-futuro jogador do West Ham, seu time de coração, esteve determinado em transformar o seu sonho – a criação de uma banda que um dia se tornaria gigante – em realidade.

Ao longo de 402 páginas, “Run To The Hills” – o livro – traz os personagens que fizeram a história desse grupo quarentão sabiamente apresentado em cada capítulo, conforme a cronologia da banda, assim, permitindo o leitor transcursar a narrativa e os fatos, e também para esclarecer os motivos do “entra-e-sai” de seus integrantes e sempre deixando claro que a banda sempre foi mais importante que qualquer membro.

Além disso, a obra também tem espaço para pessoas que foram primordiais para o sucesso do grupo, como Rod Smallwood, o co-manager da banda e, praticamente, o “braço” direito de Steve Harris na condução dos negócios envolvendo a marca Iron Maiden, além de registrar a composição de alguns clássicos discos da banda e também os comentários e opiniões dos músicos sobre os álbuns e os bastidores de shows e a vida pré-Iron Maiden.

Contudo, o livro de Wall apresenta problemas estruturais. Por exemplo, em 22 capítulos, tirando os “Agradecimentos”, “Prefácio” e Introdução”, quase metade do livro conta sobre a formação da banda e do período de Paul Di’Anno. Já a outra metade é dedicada as eras Bruce e Blaze Bayley. Ou seja, quem acompanha a banda sabe que os “golden years” do Iron Maiden foi com o Mr. Air Raid Siren nos vocais, e essa fase mereceria mais espaço na publicação. Nessa atualização, a linha do tempo só vai até 2004, quando a banda estava em turnê do álbum “Dance Of Death”, de onde saiu o live “Death On The Road” (2004). Logo, uma década de história – e dois discos de estúdios: “A Matter Of Life And Death” (2006) e “The Final Frontier” (2010) – foi limado.

Apesar da observação descrita no parágrafo acima, o livro de Mick Wall faz parte de mais uma obra de arte relacionada ao Iron Maiden. Afinal, o prefácio foi escrito simplesmente por Steve Harris, que garante que o livro “não foi, de forma alguma, editado”. Leitura obrigatória para quem é e para quem não é fã de Iron Maiden.

A seguir, a ficha técnica da publicação.

Livro: Iron Maiden: Run To the Hills – Uma biografia Autorizada
Autor: Mick Wall
Editora: Generale
Edição:
Lançamento: 2014 (versão em português)
Número de páginas: 402
Preço médio: R$ 58,00

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s