Alice Cooper: 40 anos de “Lace And Whiskey”

“Lace And Whiskey”: o terceiro trabalho da carreira solo de Alice Cooper

No último dia 29 de abril, o álbum “Lace And Whiskey”, de Alice Cooper, completou 40 anos de seu lançamento. Produzido por Bob Ezrin, o disco foi gravado em quatro estúdios diferentes: Soudstage, em Toronto; Record Plant, em Nova York; Cherokee Studios e Los Angeles and Producer’s Workshop, esses dois últimos em Los Angeles. O play foi o terceiro trabalho lançado pelo vocalista em carreira solo.

Após anos retratando uma personalidade escura e sinistra, dessa vez Alice Cooper investiu em algo novo e tratou de vestir um personagem cômico intitulado “Maurice Escargot” – uma personalidade fictícia nos mesmos moldes que o Inspetor Clouseau, de A Pantera Cor de Rosa.

O vocalista é retratado como Escargot na capa do álbum, que ainda era baseado em rock, mas que fora influenciado pelo amor de Alice Cooper pelos filmes e músicas das décadas 1940 e 1950. O desempenho de “Lace And Whiskey” nas paradas norte-americanas e britânicas foi modesto: apenas o 42º e 33º lugares, respectivamente.

O single do álbum, “You And Me“, foi uma balada fácil de ouvir, que proporcionou a Cooper seu último single nos Estados Unidos durante doze anos. “(No More) Love at Your Convenience“, uma canção pop inspirada pela música disco, foi lançado como o segundo single – não apareceu na maioria dos países. Vídeos de música foram criados para ambas as músicas, em um momento bem antes do advento da MTV.

Para promover o novo trabalho, Alice Cooper fez a turnê “King Of The Silver Screen”, que teve um set de teatro projetado como uma TV enorme, com sua tela fendida permitindo que o músico e seus dançarinos entrassem e saíssem de filmagens coreografadas durante as músicas, que, inclusive, contava com comerciais de comédias entre alguns temas. A tour ocorreu apenas nos Estados Unidos e no Canadá entre os verões (no Hemisfério Norte) entre 1977 e 1978, sendo que a última parte a turnê foi rebatizada de “School’s Out For Summer”.

As filmagens ocorridas na noite de abertura da turnê de 1977 flagraram um Alice Cooper muito, digamos, inebriado. As imagens foram apresentadas no especial de TV “Alice Cooper and Friends” (1978), que foi lançado também em VHS, e o material não foi relançado em DVD, ou seja, quem tem esse material, tem uma relíquia em mãos.

Os shows realizados em Las Vegas foram gravados e resultaram no álbum ao vivo “The Alice Cooper Show” (1977). Excetuando “It’s Hot Tonight”, que faz parte dos setlists das turnês “Brutal Planet” de 2001 e de “Psychodrama”, que ocorreu no biênio 2008-2009, nada de “Lace And Whiskey” foi tocado ao vivo desde a final da turnê do disco “From The Inside”, de 1978.

Durante a fase inicial do álbum, os demais integrantes originais do Alice Cooper Group – Dennis Dunaway, Neal Smith e Michael Bruce – formaram uma nova banda com Mike Marconi e Bob Dolin intitulada The Billion Dolar Babies, tendo Bruce como vocalista.

Ao longo da turnê ficou notório de que Alice Cooper precisava de ajuda para combater o alcoolismo. Rumores contam que o vocalista estava a consumir duas caixas de Budweiser e uma garrafa de uísque por dia. Após o final da turnê em 1977, Cooper foi hospitalizado em um sanatório para tratamento durante o qual o álbum “The Alice Cooper Show” foi lançado.

Em 1990, “Lace And Whiskey” foi remasterizado e relançado em CD pela Metal Blade Records.

De fato, “Lace And Whiskey” não está no rol dos clássicos de Alice Cooper, também pudera, foi lançado em um momento conturbado do considerado pai do “rock horror”, mas não podemos ignorar de que, mesmo assim, é um bom registro do mestre.

A seguir, a ficha técnica e o tracklist do play.

Álbum: Lace And Whiskey
Intérprete: Alice Cooper
Lançamento: 29 de abril de 1977
Gravadora: Warner Bros.
Produtor: Bob Ezrin

Alice Cooper: voz
Dick Wagner: guitarra e backing vocal
Steve Hunter: guitarra
Tony Levin: baixo
Allan Schwartzberg: bateria

Prakash John: baixo
Bob Babbitt: baixo
Jim Gordon: bacteria
Jimmy Maelen: percussão
Josef Chirowski: teclados
Bob Ezrin: teclados

1. It’s Hot Tonight (Cooper / Wagner / Ezrin)
2. Lace And Whiskey (Cooper / Wagner / Ezrin)
3. Road Rats (Cooper / Wagner / Ezrin)
4. Damned If You Do (Cooper / Wagner / Ezrin)
5. You And Me (Cooper / Wagner)
6. King Of The Silver Screen (Cooper / Wagner / Ezrin)
7. Ubangi Stomp (Underwood)
8. (No More) Love At Your Convenience (Cooper / Wagner / Ezrin)
9. I Never Wrote Those Songs (Cooper / Wagner / Ezrin)
10. My God (Cooper / Wagner / Ezrin)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s