Bahia e Sport decidirão a Copa do Nordeste

Bahia e Sport serão os finalistas da “Lampions League”. Foto: Kin Saito/CBF

Com a vitória do Sport Recife por 2 a 0 diante do Santa Cruz na noite desta quarta-feira (03/05), no Estádio do Arruda, em Recife, a Copa do Nordeste 2017 já tem seus finalistas definidos. Bahia e Sport disputarão o título da maior competição regional do País. Curiosamente, as duas equipes, além de estarem na elite do futebol brasileiro, são as únicas do Nordeste que já sentiram o gosto de terem conquistado um Campeonato Brasileiro da série A.

O primeiro classificado para a final da Lampions League foi o Bahia. No último domingo (30), o Tricolor de Aço recebeu o Vitória na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com gols de Allione e César, o “Baêa” fez 2 a 0 e carimbou a sua vaga. Pois, como tinha sido derrotado pelo Leão da Barra por 2 a 1 no confronto de ida, a equipe comandada por Guto Ferreira fez 3 a 2 no placar agregado e vai em busca de seu terceiro caneco da competição.

Assim como o Bahia, o Sport havia perdido para o Santa Cruz no primeiro jogo por 2 a 1, porém, ao contrário do adversário na final, o Leão da Ilha foi derrotado em casa e conseguiu a classificação no campo do arquirrival. No duelo disputado no Arruda, o rubronegro pernambucano saiu vitorioso graças aos gols de Everton Felipe, que entrou no lugar de Diego Souza, machucado, e de André.

Apesar da festa pela classificação de ambos os clubes, nem tudo foi alegria. Nas duas semifinais ocorreram confusões envolvendo atletas. Em Salvador, após o final da partida, jogadores e dirigentes de Bahia e Vitória trocaram empurrões e uma série de discussões acaloradas. E, depois da eliminação, o técnico Argel Fucks foi demitido do rubronegro baiano. Já em Recife, os desentendimentos começaram ainda com a bola rolando: primeiro foi com as expulsões de Ritchely, pelo Sport, e Elicarlos, pelo Santa Cruz. E, depois do gol de André, aos 32 minutos do segundo tempo, o clima esquentou nas arquibancadas do Arruda, principalmente entre a torcida do time da casa e a Polícia Militar, e também dentro de campo, com os jogadores da Coral perdendo a cabeça que culminaram com as expulsões do volante Wellington César, que foi acionado no segundo tempo e ficou só dez minutos em campo, e, nos acréscimos Vítor também foi expulso.

Dessa forma, Bahia e Sport, que também são finalistas de seus estaduais, chegaram à decisão da Copa do Nordeste. As partidas das finais, provavelmente, serão disputadas nos dias 17 e 21 de maio. E, por ter a melhor campanha no certame, o Bahia terá o privilégio de decidir o título na Arena Fonte Nova. Logo, o primeiro jogo será disputado na Ilha do Retiro.

O Bahia, vencedor da Lampions League em 2001 e 2002, tentará seu terceiro troféu da competição. Já o Sport, detentor das edições de 1994, 2000 e 2014, buscará o tetra e se tornar ao lado do Vitória os maiores campeões da Copa do Nordeste, embora o rubronegro baiano reivindique junto à CBF o reconhecimento do Torneio José Américo de Almeida Filho, conquistado em 1976, como Copa do Nordeste, mas a entidade não considera esse torneio como Nordestão.

Lembrando que o vencedor da Copa do Nordeste disputará, em 2018, o Troféu Asa Branca e entrará na Copa do Brasil a partir das oitavas-de-final.

Parabéns aos finalistas e que Bahia e Sport façam duas partidas equilibradas e decidida apenas na bola e não em confusões como as das semifinais.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s