Exposição “J. Borges – 80 Anos” na Caixa Cultural

“Viagens a trabalho e negócios”, uma das dez xilogravuras inéditas de J. Borges em exibição na Caixa Cultural. Foto: Jorge Almeida

A Caixa Cultural está com a mostra “J. Borges – 80 anos” em cartaz até o próximo domingo, 7 de maio, que homenageia um dos maiores gravadores do Brasil. A exposição contém cerca de 40 xilogravuras, sendo dez inéditas. Além disso, tem também dez matrizes originais com suas cores e cortes na madeira.

Nascido em Bezerros, município da região agreste de Pernambuco, em 20 de dezembro de 1935, J. Borges é um dos mais importantes artistas do Brasil. Considerado patrimônio vivo de seu Estado, ele vive e trabalha em sua terra até hoje. É o xilogravurista brasileiro mais reconhecido no mundo. Sua produção magistral já foi exposta em países como França, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, entre outros, além de ter sido tema de reportagem para o The New York Times, que o caracterizou como gênio da arte popular.

A exposição traz xilogravuras que celebram a carreira artística de Borges. Além disso, há obras assinadas pelos filhos do artista como forma de homenagem ao pai. E ainda tem um espaço dedicado à literatura de cordel, outra paixão de J. Borges, que aproveitou a xilogravura e a poesia popular para expressar a sua genialidade através dos acontecimentos, sejam eles históricos ou políticos, lendários ou folclóricos e pitorescos ou reais. Aqui, há uma instalação com 400 cordéis e uma frase de Borges sobre ele: “O cordel foi o meu início de tudo. Criei minha família fazendo literatura de cordel”.

Quanto aos trabalhos inéditos, os temas deles retratam as diversas fases de sua jornada, tais como: “No tempo da minha infância”, “Viagens e trabalho e negócios” (foto), “Na minha adolescência”, “Forró nordestino”, “Vendendo bolas, dançando e bebendo”, “Serviços do campo”, Plantio e corte de cana”, “Cantando cordel”, “Plantio de algodão” e “A vida na mata”.

Obras como “A Santa Ceia” e “Lua Cheia”, merecem destaques.

A exposição é complementada com uma foto e um vídeo sobre o artista.

SERVIÇO:
Exposição:
J. Borges – 80 Anos
Onde: Caixa Cultural – Praça da Sé, 111 – Centro
Quando: até 07/05/2017; de terça a domingo, das 9h às 19h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s