Ituano: campeão do Troféu do Interior 2017

Ituano FC: campeão paulista do interior. Créditos: Miguel Schincariol/Ituano FC

O Ituano empatou em 1 a 1 com o Santo André no Estádio Bruno José Daniel, no ABC Paulista, na noite desta sexta-feira (28) e na segunda e decisiva partida da final do Troféu do Interior do Campeonato Paulista 2017. Como havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0, o time de Itu fez 2 a 1 no placar agregado e ficou com a taça, além de ter adquirido o direito de disputar a Copa do Brasil de 2018. Foi a primeira conquista do pentacampeão mundial Roque Jr. como técnico e também do clube presidido por Juninho Paulista desde o Campeonato Paulista de 2014, quando o Ituano sagrou-se campeão.

A partida começou com o Ituano ensaiando uma pressão, mas o ansioso Santo André equilibrou as ações enquanto o Galo de Itu foi mais preciso no bote. A equipe do ABC buscou mais o ataque, enquanto o clube do interior ficou à espera de uma brecha para contra-atacar.

A primeira oportunidade efetiva do jogo aconteceu apenas aos 20 minutos com Claudinho. O time andreense trocou passes e a bola sobrou para o camisa 7, que arriscou e mandou a redonda nas mãos de Fábio. A partida ficou mais jogada e os visitantes chegaram com perigo aos 31 através de uma cobrança de falta de Bassani que parou em Roberto, que defendeu no meio do gol. O Ramalhão deu a resposta no lance seguinte. Claudinho levantou na área para o desvio de Diogo Borges que mandou por cima da meta. Aos 38, Bassani cobrou escanteio fechado e Fábio tirou de soco.

Aos 43, Peri deu uma bela caneta em Dudu Vieira, que parou o camisa 6 com falta. Lucas Crispim cobrou na cabeça de Naylhor, que subiu no meio da defesa para desviar de cabeça e anotar o primeiro gol da partida, ampliando ainda mais a vantagem do Ituano.

Precisando correr atrás do prejuízo, na volta do intervalo, Sérgio Soares sacou o lateral-direito Cicinho para a entrada do atacante David Ribeiro. A troca surgiu efeito logo aos cinco minutos da etapa final. O camisa 18 recebeu passe longo da esquerda, invadiu a área e bateu cruzado para vencer Fábio e empatar.

A igualdade no placar motivou o Santo André, que passou a dominar as ações em busca da virada. E, quando o Ramalhão estava empolgado na partida, o time sofreu uma baixa: o goleiro Roberto sentiu a coxa e precisou ser substituído por Diego. O time de Sérgio Soares passou a pressionar os comandados de Roque Júnior, que tentava prender a bola no campo de ataque.

Com a necessidade de desempatar o jogo para levar a disputa do título para os pênaltis, a equipe do ABC Paulista chegou perto da virada. Aos 32, Serginho cruzou da esquerda, Lima tentou cortar e quase encobriu Fábio, que teve tempo em desviar a esférica para escanteio. Seis minutos depois, confusão na área do Ituano até que, na sobra, David Ribeiro finalizou na pequena área e Lima tirou em cima da linha e evitou o gol dos anfitriões que, caso saísse, levaria a decisão para os pênaltis.

O Santo André pressionou nos minutos finais e o Galo de Itu teve a oportunidade de contra-atacar, mas o contragolpe foi desperdiçado por conta de uma lesão de Bassani, que não conseguiu desenvolver com o ataque. Mas, mesmo assim, conseguiu alguns segundos preciosos para administrar o resultado. A partida teve quatro minutos de acréscimos, porém, o empate ficou mantido. Final de jogo no Bruno José Daniel, Santo André 1, Ituano 1

Com a conquista, além do troféu, o Ituano contemplou o direito de disputar a Copa do Brasil em 2018 e o prêmio de R$ 360 mil pelo feito.

A seguir, o resumo da campanha* e a ficha técnica da final.

Data – Jogo – Local:
1º/04/2017 – Mirassol 0x1 Ituano – José Maria de Campos Maia, Mirassol
08/04/2017 – Ituano 1×1 Santo André – Novelli Jr., Itu
15/04/2017 – Ituano 0x3 Ferroviária – Novelli Jr., Itu
Final:
21/04/2017 – Ituano 1×0 Santo André – Novelli Jr., Itu
28/04/2017 – Santo André 1×1 Ituano – Bruno José Daniel, Santo André

FICHA TÉCNICA: SANTO ANDRÉ 1×1 ITUANO
Competição/fase:
Troféu do Interior (Campeonato Paulista) – final (2º jogo)
Local: Estádio Bruno José Daniel, Santo André (SP)
Data: 28 de abril de 2017 – 21h (horário de Brasília)
Público Pagante: 5.405 torcedores
Renda: R$ 45.840,00
Árbitro: Salim Fende Chavez
Auxiliares: Herman Brumel Vani e Evandro de Melo Lima
Cartões Amarelos: Claudinho, Diogo Borges e Dudu Vieira (Santo André); Rodrigo Celeste, Peri, Naylhor e Marcelinho (Ituano)
Gols: Naylhor, aos 43 min do 1º tempo (0-1); David Ribeiro, aos 5 min do 2º tempo (1-1)
SANTO ANDRÉ: 1.Roberto (12.Diego); 2.Cicinho (18.David Ribeiro), 3.Diogo Borges, 4.Leonardo e 6.Gilberto Jesus; 5.Renato, 8.Dudu Vieira, 10.Serginho e 11.Guilherme Garré (17.Diego Orlando); 7.Claudinho e 9.Henan. Técnico: Sérgio Soares
ITUANO: 1.Fábio; 2.Arnaldo, 3.Naylhor, 4.Lima e 6.Peri; 5.Rodrigo Celeste (17.Dener), 8.Guly, 7.Lucas Crispim (19.Marcelinho) e 10.Bassani (13.Léo); 11.Claudinho e 9.Ronaldo. Técnico: Roque Jr.

* Considerando apenas a campanha para a disputa do Troféu do Interior, competição disputada entre o 9º e o 14º colocado do Campeonato Paulista 2017.

Parabéns ao Ituano Futebol Clube.

Por Jorge Almeida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s