Exposição “ícones de Hollywood – Fotografias da Fundação John Kobal” no Espaço Cultural Porto Seguro

Greta Garbo e John Gilbert em ação no filme “O Demônio e a Carne” (1926). Foto: Betran “Buddy” Longworth

O Espaço Cultural Porto Seguro apresenta até o próximo domingo, 16 de abril, a mostra “Ícones de Hollywwod – Fotografias da Fundação John Kobal”, que traz cerca de 200 registros de 40 fotógrafos captadas entre as décadas de 1920 a 1960, que atuaram nos bastidores das produções cinematográficas de Hollywood.

As imagens são pertencentes à coleção Kobal, do escritor austríaco e historiador de cinema John Kobal (1940-1991) e traz imagens dos maiores nomes do cinema, a começar pelos icônicos atores do cinema mudo, como Charlie Chaplin e Mary Pickford, seguindo com performers do início do cinema falado, como Cary Grant e Marlene Drietrich, e termina com os lendários do pós-guerra, como a tríade composta por Marlon Brando, Sophia Loren e Marcello Mastroianni.

No começo dos anos 1920, a indústria do cinema se aglomerou em Los Angeles e arredores. Apesar de que grandes filmes continuassem a serem produzidos em Estocolmo e Tóquio, mas nada comparado à enorme produção e à eficácia dos estúdios hollywoodianos. Dessa forma, atores, diretores e técnicos se mudaram para a Califórnia à procura de fama e fortuna, ou os dois. Nomes como o da sueca Greta Garbo, do alemão Dietrich, do austríaco Hedy Lamarr e dos britânicos Chaplin e Grant tiveram suas carreiras catapultadas internacionalmente graças a Hollywood.

A exposição traz autores de retratos e imagens de cena tardiamente reconhecidos, que trabalharam silenciosamente nos bastidores, mas cujos retratos foram primordiais para o surgimento de estrelas e a promoção de filmes.

Para exibi-la no espaço, foi-se criado um set de filmagem para recriar um mundo cenográfico dentro do pavilhão expositivo. Além das fotografias, a mostra apresenta também trechos de filmes e trailers, como “O General” (1926), “… E o Vento Levou” (1939), “Gilda” (1946), “Rebelde Sem Causa” (1955), “Cleópatra” (1963), entre outros e que, de certa forma, estão representados nas imagens estáticas.

A exposição exibe imagens de nomes como John Engstead, que fez o retrato de Elizabeth Taylor, em 1951, para a Paramount Pictures; Betran “Buddy” Longworth, responsável  por captar Greta Garbo e John Gilbert em “O Demônio e a Carne” (1926); Eugene Robert Rishee, que clicou Gene Kelly, em 1952, no clássico “Cantando na Chuva”; e a única fotógrafa representada na mostra, Ruth Harriet Louise, que teve uma carreira importante em Hollywood com trabalhos com Joan Crawford e Greta Garbo.

E complementa a mostra duas vitrines com 14 itens de memorabilia de John Kobal, de 1980 a 1986.

SERVIÇO:
Exposição: Ícones de Hollywood – Fotografias da Fundação John Kobal
Onde: Espaço Cultural Porto Seguro – Alameda Barão de Paranapiacaba, 610 – Campos Elíseos
Quando: até 16/04/2017; de terça a sábado, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 10h às 17h (entrada até 30 min antes do horário de encerramento)
Quanto: entrada gratuita. Há vans gratuitas que transportam os visitantes até a Estação da Luz

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s