Resenha de “Ultraje a Rigor – Nós Vamos Invadir Sua Praia”, o livro

“Ultraje a Rigor – Nós Vamos Invadir Sua Praia”, de André Ascenção, que traz a biografia da banda de Roger Rocha Moreira

O livro da jornalista André Ascenção foi lançado em 2011 pela editora Belas Letras. A publicação traz em cinco capítulos (com subtítulos) e mais anexos a trajetória de uma das bandas mais irreverentes do rock nacional, o Ultraje a Rigor. O título, evidentemente, é referente ao trabalho de maior sucesso da banda de Roger Rocha Moreira.

Um dos trunfos do livro é que, além da cronologia da banda, também traz um histórico de vida de cada integrante (e ex-integrante) antes de entrarem para o Ultraje a Rigor: a infância, o primeiro contato com a música, os primeiros instrumentos e como chegaram à banda de Roger. Além disso, também a publicação explica a constante troca de formações. Quem não conhece a figura de seu líder, pode acreditar que as saídas de integrantes se devem às brigas ou divergências diversas, mas a obra explica que as dissidências dos músicos ocorreram por outros motivos, como outras ambições profissionais ou por estarem cansados da vida na estrada. Tanto que os ex-integrantes do Ultraje mantém contato e amizade com Roger até hoje e, vira e mexe, se reencontram para fazer jams.

A diagramação do livro merece destaque. Com fontes desalinhadas, quadros soltos e cores vibrantes, e o miolo é todo em papel couchê. Nos depoimentos colhidos, os entrevistados destacaram os figurinos, o cenário da época, as letras bem-humoradas. Andréa Ascenção também destacou o cenário do rock brasileiro da época citando, além do Ultraje, das bandas contemporâneas. O livro-reportagem é composto por 80% de seu conteúdo por entrevistas.

Além dos músicos que têm ou tiveram vínculo com o Ultraje a Rigor, sem um motivo claro, traz diversos depoimentos do jornalista e radialista Kid Vinil que, brilhantemente, detalhou a cena do BRock nos anos 1980, e uma ou outra aspas de Lobão.

Em “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, o livro, é explicado também porque o Ultraje A Rigor não faz shows em locais mais afastados do Sul/Sudeste do Brasil: o medo de Roger em viajar de avião. Além disso, é claro que histórias de bastidores do show business também fazem parte.

Grande parte do conteúdo do material destaca as duas formações clássicas do Ultraje a Rigor: Roger (guitarra/voz), Leôspa (bateria), Maurício (baixo) e Carlinhos (guitarra), que durou de 1984 a 1987, e a que permaneceu entre 1987 e 1990: Roger (guitarra/voz), Leôspa (bateria), Maurício (baixo) e Serginho Serra (guitarra).

Ao longo da publicação, o leitor se depara com muitas fotografias, algumas raras e inéditas – com muitas cedidas pelos próprios ex-ultrajes. Além disso, o book traz letras das canções, infográfico que traz as 12 formações do Ultraje a Rigor, agradecimentos e as fontes bibliográficas complementam a obra.

E, evidentemente, que o livro não traz a parte em que o Ultraje passou a fazer parte como banda de apoio para os talk-shows de Danilo Gentili – o extinto “Agora É Tarde”, da Band, e o atual “The Noite com Danilo Gentili”, no SBT.

Na época do lançamento do livro, em uma livraria em São Paulo, Andréa Ascenção explicou que escolheu a banda paulista para o seu projeto porque “não tinha uma biografia do Ultraje”.

Enfim, o livro não é indicado apenas para os fãs da banda, mas também para quem curte uma das épocas mais divertidas e frutíferas do rock and roll brasileiro: os anos 1980. Aliás, a obra compensa mesmo para quem não concorde com o posicionamento político de Roger Rocha Moreira.

A seguir, a ficha técnica da obra.

Livro: Ultraje a Rigor – Nós Vamos Invadir Sua Praia
Autora: Andréa Ascenção
Editora: Belas Artes
Lançamento: 2011
Edição:
Número de páginas: 352
Preço médio: R$ 35,00

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s