Documentário “Impeachment – O Brasil nas Ruas”, de Beto Souza e Paulo Moura

Documentário sobre o Impeachment tem estreia nessa sexta. Créditos: divulgação

Estreia dia 31/03, às 19h30, com sessão para convidados na Fecomércio em SP

Obra reúne 30 de entrevistas realizadas em doze meses de gravação, além de imagens cenas colhidas de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Assista ao trailer.

Registro em documentário sobre o episódio político mais marcante da história recente do país, “Impeachment – O Brasil Nas Ruas”, do jornalista e cineasta Beto Souza e do cientista político e produtor Paulo Moura, estreia para convidados em 31 de março, às 19h30, na sede da Fecomercio (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista), em São Paulo.

A obra, integralmente construída em rede, por meio de contribuições voluntárias e crowdfunding, reúne cerca de 30 entrevistados, entre juristas, ativistas e analistas políticos. Dentre os organizadores e mobilizadores ouvidos estão Fernando Holiday (MBL), Rogério Chequer (Vem Pra Rua), Heduan Pinheiro e Rico Ferrari (Movimento Brasil Melhor) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (Movimento Liberal Acorda Brasil); já Miguel Reale Jr., Janaína Paschoal, Hélio Bicudo, Ives Gandra Martins e Cláudio Lamachia apresentam a defesa da constitucionalidade do processo.

O filme ainda conta com a participação de alguns dos principais analistas políticos e econômicos do país, como Augusto de Franco, Luiz Felipe Pondé, Fernando Schuler, Demétrio Magnoli, Igor Morais e Marco Antônio Villa, com enfoques que transitam entre as teorias social, política e econômica. As gravações das entrevistas começaram em junho de 2016. O documentário se completa com imagens cedidas por ativistas dos movimentos do impeachment e gravadas pela própria produção.

Impeachment – O Brasil Nas Ruas” propõe ao espectador uma viagem ao futuro e, de lá, um olhar para os fatos ocorridos entre 2013 e 2016 para que ele possa entender o que aconteceu no país nesse período. “A produção enfoca os fatos pelo ângulo da sociedade e dos principais e maiores grupos e movimentos de rua que se mobilizaram pelo impeachment,”, lembra Paulo Moura.

Para desenvolver a narrativa, o documentário divide-se em se seis blocos: corrupção, movimentos, processos no Senado e Câmara, manifestações, argumentos jurídicos e análises. As imagens – cenas colhidas nas ruas por celulares e câmeras dos ativistas – retratam ações em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e publicações em jornais de todo país.

Após a estreia em São Paulo o documentário vai circular o país em circuito fechado com sessões para, movimentos do impeachment, imprensa e convidados. Interessados em exibi-lo em outras praças devem entrar em contato pelo e-mail professorpaulomoura@gmail.com

Beto Souza

É bacharel em Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e possui mais de 25 anos de experiência no mercado audiovisual, como produtor e diretor. Assinou vídeos como Spleft, A Paixão Segundo Bruce e O Líquido do Amor, todos bem recebidos em festivais nacionais e internacionais. Nos anos 1990 diversificou seu portfólio, com trabalhos como o clipe Screw You Susie Doll, da banda DeFalla, vencedor do 1º Programa Demo MTV; até o curta-metragem A Morte No Edifício Império, sua estréia no cinema.

Na TV dirigiu os programas institucionais Cidade Viva e Terra Gaúcha, além de Rota 051, para a MTV. Também dirigiu alguns capítulos das séries Legalidade 40 Anos, Histórias Extraordinárias e Continentes de São Pedro para a RBS. E acumula experiências na direção de vídeos empresariais.

Em 2001, sua ficção em longa-metragem Netto Perde Sua Alma, cuja direção assinou com Tabajara Ruas, recebeu 13 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Depois, produziu e dirigiu Cerro do Jarau, com o qual conquistou outros seis. A volta aos documentários se deu com Inacreditável – A Batalha dos Aflitos e Grêmio 10×0. Seus trabalhos mais recentes incluem os longas Dias e Noites, Enquanto A Noite Não Chega e Insônia.

Paulo Moura

Cientista político pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado em Comunicação pela PUC-RS, atuou por dez anos na produção de vídeos para movimentos sociais. Participou da TV dos Trabalhadores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC desde a cobertura da Constituinte de 1988 até a antevéspera da campanha presidencial de 1989. Após esta experiência muito próxima ao chamado “núcleo duro” do Partido dos Trabalhadores, afasta-se como ativista e torna-se um crítico contumaz da legenda.

Foi professor universitário por cerca de 20 anos e analista e consultor de marketing político. É autor dos livros “PT: Comunismo ou Socialdemocracia?”, resultado de sua dissertação de mestrado que analisava a relação do Partido dos Trabalhadores com o Plano Real; e “O Gauchismo no Marketing de Olívio”, estudo de caso da estratégia de marketing que venceu a eleição gaúcha de 1998; além de uma série de obras didáticas.

Envolvido com o movimento do impeachment desde sua origens, retoma a parceira dos anos 1990 com Beto Souza e desliga-se da universidade para dedicar-se exclusivamente ao documentário.

IMPEACHMENT – O BRASIL NAS RUAS
Documentário – 60 minutos – cor
Direção: Beto Souza e Paulo Moura
Estreia para convidados
Data: Sexta-feira, 31 de março, 19h30.
Local: Fecomercio
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo SP.
Capacidade: 150 lugares.

Mais informações à imprensa
M2 PRESS Assessoria de Comunicação
Com Vitor Caldeira e Helena Prado
helena@m2press.com.br |vitor@m2press.com.br
11 3032-8237 | 13 99143-0806

Créditos: M2 Assessoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s